A cantora e atriz Ana Mametto mergulhou na escrita para conceituar a origem da entidade Pombagira e se consolida cada vez mais como multiartista. Baseado na literatura existente e nas perspectivas de estudiosos sobre o assunto, “Pombagira – A Entidade Silenciada” é o primeiro livro de Mametto e tem lançamento conjunto com nova música e clipe com o mesmo tema.
A obra literária mergulha em questões profundas que cercam a entidade cultuada nas religiões de matriz africana, como preconceito, estereótipos, valores, liberdade de crença, perseguição e intolerância religiosa. Apesar de o Brasil ter se tornado um estado laico há mais de um século, garantindo livre escolha e prática religiosa, esses temas permanecem relevantes e resistentes.
O livro busca expor essas questões por meio da história da Pombagira, uma entidade que surgiu no início do século XX, simbolizando a quebra da submissão imposta às mulheres por uma sociedade patriarcal, e reflete os principais fatores que contribuem para a violência simbólica contra as religiões afro-brasileiras. “Dar voz às Pombagiras é dar voz às mulheres que lutam incansavelmente por liberdade. É uma responsabilidade imensa falar sobre uma entidade que simboliza a resistência à opressão feminina em uma sociedade moldada pelo patriarcado”, afirma Mametto.
Das páginas do livro para as notas musicais, a artista compôs seu mais novo single: “Dama da Noite Roda”. A canção reverencia toda a magia que envolve a Pombagira, mulher que é pura potência, em conexão com os tambores afro-brasileiros misturados a elementos da música eletrônica, com uma pitada de samba carioca.
“Não encanto pelo que sou, mas sim por aquilo que me recuso a ser….o meu grito é de liberdade”, versos que Mametto explora em uma interpretação impecável, envolta em sensualidade, trazendo um novo olhar para a força do feminino, para a mulher que se permite atravessar as barreiras do preconceito e ser o que ela deseja ser e não o que lhe é imposto socialmente.
O novo single reafirma Ana Mametto como uma das grandes vozes da cultura afro-brasileira e através da dinâmica dos atabaques tocados por Citnes Dias e Eduardo Di Dalva explora o fascinante universo de mistérios dessa entidade sagrada da Umbanda e do Candomblé.
Com arranjos e concepção de Yacoce Simões, “Dama da Noite Roda” também chega em audiovisual. Tanto a música quanto o clipe já estão disponíveis nas plataformas de streaming. O livro tem lançamento marcado para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 13 de setembro, mas já está com pré-venda disponível na página da Editora Madras e em outras páginas de vendas online.
Um trabalho em diferentes linguagens artísticas apontando para uma mesma direção: “mostrar e exaltar as inúmeras mulheres que enfrentaram e continuam enfrentando batalhas pela sua autonomia e dignidade. Ao destacar a força das Pombagiras, buscamos homenagear todas aquelas que se levantam contra as injustiças e reivindicam o seu lugar no mundo”, reitera Ana Mametto.