Noite da Beleza Negra acontece neste sábado (16), na sede do Ilê Aiyê

Deusa do Ébano 2015 – Alexandra Amorim/ Foto Reprodução Facebook
O espetáculo que vai eleger a nova Deusa do Ébano terá ainda a participação de Carla Visi, Roberto Mendes, entre outros artistas
O Ilê Aiyê realiza neste sábado, 16, a 37a edição da Noite da Beleza Negra, evento no qual será eleita a nova Deusa do Ébano do bloco afro. O espetáculo acontece na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, com a participação de artistas como Regina Casé, Luis Miranda, Nelson Rufino, Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Carla Visi, Ana Mametto e Rogério, vocalista da banda Bambeia.
Com direção do consagrado Elísio Lopes Jr., a cerimônia irá homenagear os Cem Anos do Samba”, com a presença de tradicionais grupos do Recôncavo Baiano – tema do Carnaval 2016 do Ilê Aiyê. A abertura da festa ficará por conta do grupo Chegança de Saubara, que irá celebrar a a cultura popular do Recôncavo na ladeira do Curuzu.
Todas as etapas do concurso serão intercaladas por performances cênicas e musicais. Entre os destaques da noite, está a apresentação da apresentadora e atriz global Regina Casé, que irá recitar um cordel ao lado do cantor e compositor santo-amarense, Roberto Mendes. O texto literário, escrito pelo diretor do espetáculo, traduz a ligação entre o Ilê Aiyê, a cultura negra e o Recôncavo.
Quem também deverá envolver o público com a sua interpretação é o ator Luis Miranda. O artista irá cantar e dançar uma releitura de Reconvexo, composição de Caetano Veloso. A festa terá ainda uma performance de Raimundo Sodré e uma merecida homenagem a Nelson Rufino, com a participação de Carla Visi, Ana Mametto, Rogério (Bambeia) e do próprio homenageado.
De acordo com o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, a Noite da Beleza Negra é um dos eventos mais importantes para o bloco e para negritude baiana. “É a afirmação da consciência negra, colaborando para a manutenção das nossas raízes, da nossa cultura”, justifica.
Shows – Mas em noite de festa do Ilê Aiyê, o que não pode faltar é a vibração e a performance da banda anfitriã. A Band’Aiyê sobe no palco, logo após o anúncio da nova rainha, para animar a festa, que contará ainda com o show da dupla Lucas e Orelha. Será uma verdadeira celebração do encontro entre a tradicional e a nova música negra feita na Bahia.
SERVIÇO:
– Evento: Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê (Deusa do Ébano)
– Atrações: Lucas e Orelha e Band’Aiyê
– Data: 16 de janeiro de 2016 (sábado)
– Horario: 21h
– Local: Centro Cultural Senzala do Barro Preto – Curuzu
– Preços: R$ 50 (pista – valor promocional) e R$ 100 (camarote – valor promocional)