Depois de dois anos de abraços e encontros virtuais, a NIVEA realizou, neste mês, o Mutirão da Beleza, primeira iniciativa de voluntariado presencial com colaboradores. A ação faz parte das comemorações do mês do idoso e foi realizada em 7 de outubro, no Instituto Velho Amigo, organização parceira da marca, que acolhe e desenvolve atividades com idosos e seus cuidadores. No encontro, colaboradores participaram da programação com os idosos atendidos pelo projeto e puderam compartilhar histórias e experimentar o cuidado da NIVEA através do toque humano.
Funcionários da NIVEA de diversas áreas de atuação se voluntariaram e cederam um tempo de trabalho para mostrar e explicar a importância de uma rotina de cuidados com a pele para os idosos assistidos pelo Instituto Velho Amigo, em Heliópolis. Foram apresentados os principais produtos da NIVEA – a famosa latinha azul de NIVEA Creme, o hidratante multibenefícios NIVEA Milk, o sabonete NIVEA Creme Care e o protetor solar Protect&Hidrata. Os voluntários apresentaram, por meio de rodas de conversa sobre autoestima, trocas entre gerações e toque de carinho, os principais benefícios de manter uma pele madura hidratada e protegida.
O propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões leva o cuidado transformador do toque humano para idosos e seus cuidadores, comunidade LGBTQIA+, mulheres negras de regiões periféricas e meninas em situação de vulnerabilidade (foto: divulgação NIVEA/Douglas Matsunaga)
“Hoje sentimos o propósito, o cuidado e vemos que realmente a gente consegue fazer a diferença na vida de muita gente. Eu sempre vejo nessas horas que a gente não só toca as vidas das pessoas, mas as pessoas tocam as nossas também de alguma forma. Essa transformação e troca realmente valem a pena”, afirma a head de Trade e Marketing para Norte e Nordeste, Ligia Annunziato, que desde o começo de 2021 lidera a Agenda de Propósito na NIVEA.
Ações no mês do idoso
Mutirão da Beleza foi o terceiro projeto de voluntariado entre a NIVEA e o Instituto Velho Amigo. Colaboradores também participaram de duas etapas do Abraço Virtual, no primeiro semestre (foto: divulgação NIVEA/Douglas Matsunaga)
O Mutirão da Beleza foi a segunda ação realizada em comemorações ao mês do idoso, celebrado mundialmente em outubro. Em 30 de setembro, foi dado o pontapé inicial para as atividades no espaço do Instituto que é apoiado pela NIVEA.
Foram feitas rodas de conversa entre convidados do time NIVEA e os idosos que discutiram a importância de grandes marcas investirem em projetos sociais voltados para a terceira idade e seus cuidadores. No final do evento foi possível levar uma lembrança do instituto produzida pelos idosos em oficinas de artesanato.
Atendido pelo Instituto Velho Amigo há três anos, João comentou as suas percepções sobre o encontro com os voluntários da empresa. “Veio a pandemia, a gente ficou um pouquinho afastado. Estou muito contente e satisfeito com o que vi no Mutirão da Beleza e como usar os produtos! Essa é a segunda vez que eu participo de uma ação com a NIVEA”. Os profissionais da companhia também compartilharam a emoção de fazer parte da iniciativa: “Eu participei do Abraço Virtual no começo do ano e foi incrível. Me conectei com a Luzinete, uma das beneficiárias do Velho Amigo, e compartilhamos por vídeos as nossas afinidades. Hoje, a vida me deu mais um presente, que foi a oportunidade de conhecê-la pessoalmente e o abraço virtual virou um abraço físico”, diz Daniela Medeiros, colaboradora e voluntária da NIVEA.
Propósito na prática
O diretor de Recursos Humanos da NIVEA, Juan Pablo Leymarie, participa do Programa de Voluntariado e incentiva que colaboradores vivam na prática as experiências de transformação social (foto: divulgação NIVEA/Douglas Matsunaga)
Especialista em cuidados com as pessoas há mais de 110 anos, NIVEA tem em seu propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões o objetivo de transformar vidas por meio de parcerias com organizações do terceiro setor. As transformações também são realizadas na cultura interna da companhia. A NIVEA, por meio da sua holding, Beiersdorf, promove iniciativas do propósito Cuidado Além da Pele incentivando o envolvimento e a vivência do propósito na prática pelos seus times:
· Grupos de Afinidade: coletivos formados por colaboradores que compartilham interesses em comum para dialogar sobre transformações positivas na companhia. Hoje, a empresa conta com grupos que debatem temas sobre Equilíbrio Vida-Trabalho, Sustentabilidade e Meio Ambiente e Diversidade, Equidade e Inclusão, com divisões em Raça, Equidade de Gênero, LGBTQIA+, Gerações e Pessoas com Deficiência.
· Círculos de Propósito: acredita-se que quando uma pessoa conhece os seus propósitos, a vida passa a fazer muito mais sentido. Estes encontros em pequenos grupos, guiados por especialistas facilitadoras, promovem reflexões e trocas de experiências pessoais e coletivas na descoberta de propósitos individuais;
· Programa de Voluntariado Corporativo: iniciativa para envolver colaboradores em atividades com as organizações parceiras e estimular que vivam os propósitos na prática.
As primeiras ações do programa de voluntariado, denominadas Abraço Virtual, ocorreram em abril e em maio, também com o Instituto Velho Amigo em uma troca de mensagens por vídeo entre os idosos e os profissionais da NIVEA. “Essa é a terceira vez que participo ativamente do nosso programa de voluntariado e é uma experiência incrível e transformadora. Poder falar com todas essas pessoas e levar o nosso toque de carinho foi uma experiência maravilhosa”, comentou Juan Pablo Leymarie, diretor de Recursos Humanos da NIVEA.
Sobre a NIVEA
O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.
A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.
Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.
* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.