No Circuito

Teatro

Ninfa Cunha é a nova coordenadora do Espaço Xisto Bahia

Genilson Coutinho,
21/12/2015 | 10h12

Um dos 17 centros culturais administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o Espaço Xisto Bahia tem nova coordenadora. A produtora cultural, relações públicas e dançarina-intérprete Ninfa Cunha, 47 anos, participou de um ato simbólico de boas-vindas com o secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, o superintendente de Desenvolvimento Territorial da SecultBA, Sandro Magalhães e o diretor de Espaços Culturais da Secretaria, Romualdo Lisboa, ao lado da equipe do Xisto na segunda-feira (21).

A nova coordenadora terá pela frente o desafio de gerir um dos mais importantes espaços cênicos de Salvador. Localizado junto a Biblioteca Pública da Bahia e às salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, o Xisto Bahia integra o Complexo Cultural da Biblioteca dos Barris. O espaço tem sala principal com 190 lugares, duas salas de ensaio, uma sala de reuniões, foyer e galeria. Em 2016, a SecultBA pretende torná-lo ainda mais acessível a todos os cidadãos. Para isso, a ideia é firmar parcerias com grupos de pesquisa, instituições especializadas em pessoas com deficiência, servidores do espaço, residentes, produtores e público.

“A nomeação de Ninfa é uma atitude acessível. Não adianta só fazer o prédio acessível, precisamos de atitudes acessíveis”, afirmou Jorge Portugal. O Xisto já possui um grande diferencial, que é a acessibilidade para palco e platéia, mas a intenção é transformá-lo em um espaço totalmente acessível. “Por isso a nomeação dessa guerreira pela acessibilidade é simbólica, para transformarmos o Xisto em um espaço referência”, declarou o secretário.

Para a nova coordenadora, o acesso da causa LGBT, negra, de pessoas com deficiência e idosos deve ser estendido até o palco, à produção, de forma a construir um novo fluxo de consumo cultural e atingindo a todas as camadas sociais existentes. Também participaram do ato simbólico de boas-vindas a Ninfa Cunha o diretor de Territorialização da Cultura, Vladmir Pinheiro, e a diretora de Cidadania Cultural, Luísa Saad.