Natura Musical revela “a gente vive menos que uma sacola plástica”, novo single-manifesto de Jup do Bairro
| Capa do single: Foto por Jup do Bairro e design de Gabe Lima] |
Jup do Bairro se aproxima de seu primeiro álbum de estúdio com “a gente vive menos que uma sacola plástica”, single inédito, disponível nas plataformas digitais a partir de sexta-feira, 19 de setembro – ouça aqui. Este é o primeiro single de seu disco de estreia, Juízo Final, que será lançado por completo ainda este ano, com patrocínio da Natura Musical e via o selo Meia-Noite FM. O segundo single e o álbum completo serão divulgados em outubro.
Com direção musical de FUSO! e Apeles, “a gente vive menos que uma sacola plástica” se apresenta como uma canção manifesto baseada no rock experimental, de perfil dramático e performático. Escrita e interpretada por Jup do Bairro, a faixa instiga uma reflexão necessária sobre o impacto de nossas ações no planeta e convida os ouvintes a se engajar nessa conversa urgente para nossa própria sobrevivência.
“A ideia por trás dessa canção é falar sobre um possível fim do mundo que não é fabuloso, mas sim uma realidade desafiadora”, explica Jup. “A escolha de abri-la com um riff de guitarra mais melancólico, quase num tom de lamento, para depois dar espaço ao discurso mais firme, soa um retrato do que muitas vezes sentimos em relação aos rumos do mundo: um desenredo que beira o inevitável, mas que não é impossível de se reagir sobre” comenta a artista.
As imagens de divulgação desta nova fase de Jup do Bairro teve direção criativa realizada por ela em parceria com Gabe Lima, artista visual que vem acompanhando os lançamentos de Jup desde 2024. As fotos são de Gabi Lisboa, com figurino de Guma Joana e beleza por Carol Barragana.
“Mais uma vez faço da minha linguagem visual uma parte fundamental da narrativa de lançamento, não consigo separar música da imagem. Para essa composição, abraçamos a ideia de reuso de materiais, sob um formato mais classudo, com plásticos e outras quinquilharias fazendo às vezes de uma coroa. Estou laureada pelo que se descarta, mas que não desaparece: elementos sem juízo”, reflete Jup.
Jup do Bairro foi selecionada por Natura Musical, no Edital 2022, ao lado de nomes como III Mostra Pankararu de Música, Amazônia Negra, Billy Saga, Elisa Maia, Favela Talks, Festival de Música Kariwa Bacana, Kaê Guajajara e Labverde. Ao longo de 18 anos, Natura Musical já ofereceu recursos para mais de 600 projetos, entre nomes consagrados como Emicida, Russo e Antônio Carlos e Jocafi, Dona Onete e João Donato; artistas em ascensão como Linn da Quebrada, Rico Dalasam; e projetos de registro e fomento de cenas, como Os Tincoãs e Mostra Pankararu de Música.
