A cantora e compositora baiana Sued Nunes anuncia o lançamento de “Eixo”, via Natura Musical, seu novo single que estará disponível em todas as plataformas no próximo dia 02 de setembro. A faixa vem acompanhada de um videoclipe dirigido por Wendel Assis, com roteiro de Marvin Pereira, e se apresenta como uma verdadeira homenagem a Exu, divindade africana responsável pela abertura de caminhos na trajetória da artista.
“Eixo” inaugura uma nova fase na carreira de Sued Nunes e nasce como um ato de gratidão pelo orixá que a abençoa ao longo da vida. Sobre o novo momento, a cantora comenta: “Sinto esse single como se fosse uma foto minha tirada hoje, porque ele carrega todas as feições do meu tempo de agora. Talvez, tudo que eu tenha trazido antes, tenha vindo com um pouco de medo junto. Dessa vez, ele não está presente – e isso foi suficiente pra tudo que vocês vão ouvir. Não garanto a mesma maturidade, mas garanto uma Sued mais ousada”.
Uma realização da Giro Planejamento Cultural, o projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
“Eixo” foi selecionada pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de DecoloniSate, Festival da Diversidade: Paulilo Paredão, Festival Frequências Preciosas, Gabi Guedes, Melly e Sued Nunes. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 80 projetos de música até 2022, em diferentes formatos e estágios de carreira, como Margareth Menezes, Luedji Luna, Mateus Aleluia, Mahal Pita e Casa do Hip Hop da Bahia.
“Sinto que esse é um novo momento da minha carreira, tenho uma outra maturidade que foi construída com muita pesquisa além das vivências. Meu primeiro disco tem três anos de lançado e sinto que, agora, estou aquecendo minha carreira de novo, é o que espero: ferver, circular. Exu é a divindade mais demonizada de todos os tempos e para pessoas como eu, vindas de onde venho, ele é a possibilidade de fazer dar certo. Me dizem sempre que sou abençoada, agora vão saber quem de fato me abençoa com caminhos abertos”, finaliza Sued Nunes.
Ficha Técnica
Letra e composição: Sued Nunes
Direção Musical: Sued Nunes
Produção Musical: Issa Mulumba
Guitarra: Skay
Percussões: Ícaro Sá e Jadson Xabla
Captação por Paulinho Rocha no A Lagoa Grande Estúdios
Mixagem: Guigo Berger
Assistente de Mixagem: José Miziara
Masterização: Alexandre Rabaço
Selo, gestão e assessoria de imprensa:
ALÁ Comunicação e Cultura @ala.comunicacao
Gestão de Comunicação e Redes Sociais:
PILHA – Comunicação Estratégica e Produção de Conteúdo
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pRqg-8sCyfQ
Ouça aqui: https://orcd.co/eixo
Cobertura de bastidores e fotos still por parceira PILHA:Vitória Carvalho
Direção: Wendel Assis
Produção Executiva: Dandara Taina
Direção Criativa: Marvin Pereira, Sued Nunes e Wendel Assis
Roteiro: Marvin Pereira
Assistente de Direção: Zanza
Direção de Fotografia: Wendel Assis
Assistente de Câmera: Gabriel Dias
Gaffer: António Bonfim
Direção de Produção: Dandara Tainá
Produção de Set: Thais Costa
Direção de Arte: Mirella Silveira
Ass de Arte: Vinicius Consi
Ferreiro da coroa: Matheus Freitas | Omo Irin
Montagem: Ruan Serôa
Cor: Wendel Assis
Figurino: Tauan Carvalho e Kriaçã1
Ass de Figurino: Bell Borges
Maquiagem: Jaine Pita
Produção de Elenco: Sued Nunes
Coreografia: Vinicius Sant’AL
Elenco: Sol Serena e Vinicius Sant’AL
Cattering: Jai Brigadeiros
Transporte: Juscelino, Emerson e Nado
Equipamento: IgluLoc e Taboca
Sobre a artista
Nascida em Sapeaçu (BA), Sued Nunes começou sua jornada musical aos 7, quando ganhou seu primeiro violão. Apresentou-se em igrejas, formaturas e casamentos, e foi com os anos de carreira que a artista do Recôncavo Baiano faz da música portal para abordar temas que a atravessam como mulher, negra e de axé. Voz potente da MPB, música preta brasileira, traz também a religiosidade em suas canções. E é em Cachoeira (BA), um dos grandes lugares de preservação da cultura africana no Brasil, que firma sua trajetória como cantora e compositora enquanto cursava História na UFRB e lançava seu primeiro trabalho completamente autoral. Sua sensibilidade é premiada como ‘Melhor Música e Letra’ no 19 Festival de Música.
Educadora FM e como ganhadora da seletiva que deu origem ao seu primeiro clipe. Sued tem uma carreira marcada pela coragem de desbravar e pela construção coletiva, saindo da Bahia para se apresentar em uma série de estados brasileiros. Dividiu line-ups com artistas como Iza, Lenine e Criolo, e em seu primeiro álbum, Travessia, trouxe o hit “Povoada”, viralizado no TikTok com mais de 10 milhões de plays. Essa estreia foi fundamental no trilhar caminhos de seu novo lançamento ‘Eixo’, mais uma de suas criações que celebram sua negritude, fé e ancestralidade por meio da arte. Sued é musicalidade que balança, com manha, jogo de cintura e conexão com o sagrado. Desta vez, transita do voz e violão para uma maturidade musical que explora novas estéticas, timbre e elementos sintéticos.
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.