Nas ruas e nos palcos: segunda (5) no Pelô abriu a semana com diversidade sonora para todos os públicos
Foto: Genilson Coutinho
Se o local é o Pelourinho, por que não sambar na rua? Foi assim que baianos e turistas curtiram a noite da última segunda-feira (5), ao som de Gal do Beco e convidados, atrações que abrilhantaram a programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). Tocando o projeto “A Rua é o Palco”, a sambista baiana lotou as calçadas da Ladeira do Passo, promovendo um verdadeiro sarau com a colaboração do público quando cantou músicas consagradas do samba da Bahia.
Participações especiais em sintonia com o público fizeram a diferença também no show do Cortejo Afro, na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, que recebeu o cantor recifense Otto, e o baiano, já conhecido no Pelô, Jau. Como ponto forte dessa interseção promovida pela SecultBA em proporcionar diferentes contexto musicais à população, Otto, fã declarado da Bahia, ressaltou a importância desse investimento para fortificação da cultura baiana, nordestina e brasileira. “Manter essa cultura na rua, no palco e na música é a cara da Bahia. É fundamental, está certíssimo em manter essa tradição de ocupação, pois a Bahia representa muito para o nosso país e para o mundo”, comentou o cantor.
Foto: Genilson Coutinho
A diversidade cultural como grande diferencial da música baiana foi comentada nessa mesma perspectiva pela professora Cristina Sales, de Alagoinhas, e que está curtindo o verão baiano em Salvador. “Já estive aqui no Pelourinho outros dias, e justamente por essa possibilidade de ter música boa, gratuita, em vários locais e para todos os gostos, a gente resolveu voltar hoje”, explicou Sales, que trouxe as amigas da sua cidade natal para conhecer o verão no Pelô. Depois de sambar nas ruas da Ladeira do Passo, a promessa do grupo era subir para o Largo Quincas Berro D’água e acompanhar o show de Rafique Saad.
Foto: Genilson coutinho
E foi na apresentação do ex-vocalista da Mambolada, Rafique, que o público admirador de uma boa lambada misturada com percussão baiana caiu na dança. Embalando as coreografias ideais para curtir a dois, canções como “Volare” e “Larica” abriram o repertório do músico, que fez questão de parabenizar o Governo do Estado pelos esforços em prol da música e da cultura baiana. “O sentimento é de gratidão. Só tenho a agradecer a SecultBA e ao Governo do Estado por manter esses espaços vivos, nessa estação maravilhosa que é o verão˜, concluiu Saad.
PROGRAMAÇÃO DE TERÇA-FEIRA (06/01)
- Ruas do Pelô
18h – Mamulengo da Bahia e Escola Olodum
Gratuito
- Largo Tereza Batista
19h – Samba pra Rua
Ingressos On-line e físicos
- Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba
19h – Olodum e Convidados
Ingressos on-line e físicos
- Largo Pedro Archanjo
20h – Movimenti o Trio
Gratuito


