Comportamento

Notícias

Social

Nara Gil, Wanda Chase, Paulett Furacão e Daniele Canedo: mulheres negras potentes falando o que pensam

Redação,
23/07/2024 | 13h07
Foto: Divulgação

Um dos pilares da criação do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25/07, é promover a articulação entre as mulheres negras da América Latina e do Caribe para o combate ao racismo estrutural e à opressão da branquitude. No Brasil, a data também homenageia Tereza de Benguela, a escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e indígenas. Em Salvador, A Escola de Pensar irá celebrar a data discutindo lutas e conquistas no evento “O que as mulheres negras pensam sobre…”, dia 23/07, às 18h30, no Espaço Cultural da Barroquinha, com a participação da cantora Nara Gil, a educadora social e militante LGBTQIAPN+ Paulett Furacão, a jornalista e apresentadora Wanda Chase e a professora e pesquisadora Daniele Canedo.

Os motivos são muitos para que esse debate aconteça: a população afrodescendente na América Latina e no Caribe representa cerca de 21% da região e é afetada racismo, xenofobia e discriminação relacionada a razões de gênero, orientação sexual, idioma, religião e origem social, no qual os efeitos são mais amplos para as mulheres. Por isso, temas como empregabilidade, maternidade, autoestima, preconceito, entre outros, serão colocados na roda de conversa com mulheres potentes que irão expor o seu pensamento sobre questões que fazem parte da vida e cotidiano das mulheres negras.

A conversa será mediada por Thaiane Machado, uma das fundadoras e criadoras da Escola de Pensar. Segundo ela, será um momento de colocar os temas contemporâneos na mesa,  celebrar conquistas e seguir com as lutas diárias. “O evento é uma oportunidade única de reunir mulheres tão diferentes, de trajetórias e experiências de vida tão distintas, mas que expões as suas visões de mundo de forma crítica e alerta”, comenta Thaiane.

As inscrições acontecem pelo site do evento e o ingresso é 1kg de alimento, que será doado para o projeto Pena Branca na Comunidade, do terreiro de umbanda Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Angola (Comunidade Quingoma/Lauro de Freitas).

ACESSE AQUI PARA BAIXAR IMAGENS
https://drive.google.com/drive/folders/1bl9SwJHu8VlQQDluxZvaBr1xyetFkzNe?usp=drive_link

SERVIÇO:
Evento: “O que as mulheres negras pensam sobre…” – Participação de: Nara Gil, Paulett Furacão, Wanda Chase e Daniele Canedo; Mediação de Thaiane Machado
Dia 23 de julho (terça-feira), no EspaçoCultural da Barroquinha
(Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Das 18h30 às 20h30

Inscrições: https://www.escoladepensar.com.br/evento-mulheres-negras-salvador
Ingresso: 1kg de alimento não-perecível
(Todo alimento arrecadado será doado para o projeto Pena Branca na Comunidade, do terreiro de umbanda Templo Cacique Pena Branca e Pai Benedito de Angola )

Realização: Escola de Pensar
Info pelo Whatsapp. (71) 99172 4578


Você faz parte de uma lista de transmissão da Assessoria de Imprensa da Gaveta do Pensamento. Caso não queira receber a nossa comunicação por WhatsApp, por gentileza, responda-nos solicitando a retirada.

Um conteúdo mais completo foi enviado para o seu e-mail. Caso não tenha recebido, nos avise (ou manda o endereço pra adicionar ao nosso mailling).