Artistas como Silvetty Montilla, Marcia Pantera e Lysa Bombom estarão em cartaz, nesta sexta-feira (02/09), na exposição “Duo Drag” do Museu da Diversidade Sexual (MDS), em São Paulo. Com entrada gratuita, a mostra reúne fotografias de cinquenta drag queens que movimentam a cena paulistana desde os anos 80 até os dias atuais. A visitação pode ser feita de terças a domingos, das 10h às 18h.
De autoria do fotógrafo Paulo Vitale e com curadoria de Leonardo Birche, a obra inclui diversas artistas que são referências desse tipo de arte, como Ikaro Kadoshi, Kaká Di Polly e Miss Judy Rainbow. As imagens integram o livro que Paulo lança no dia abertura da mostra.
Além das fotografias, os visitantes poderão conhecer e ouvir as pessoas que estão por trás das produções artísticas. Através de vídeos de entrevistas gravadas, as drags compartilharam fatos sobre suas carreiras, vidas e desejos. As personagens retratadas na exposição também estarão presentes no evento de abertura.
O museu
Fechado desde abril por determinação da Justiça, o equipamento foi interditado por causa de uma ação movida pelo deputado Gil Diniz (PL) que questionou as contas da Organização Social Instituto Odeon, responsável pelo espaço. Após contestação do governo paulista, a juíza da 5ª Vara de Fazenda Pública reviu a primeira decisão e autorizou a reabertura do local na última quarta-feira (31).
O MDS é um importante equipamento cultural, considerado o primeiro voltado a cultura LGBTQIA+ da América Latina. Iniciou as atividades em 25 de maio de 2012, em São Paulo e é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado. O objetivo do espaço é formar acervo, divulgar e publicar documentos, estudos, relatos, depoimentos e outros materiais referentes à memória e à história política, econômica, social e cultural da comunidade LGBTQIA+ no Brasil.
Serviço – Exposição Duo Drag
Local: Museu da Diversidade Sexual – Estação República do Metrô, piso Mezanino, República, São Paulo.
Visitação: terças a domingos, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.
*Alisson Souza é jornalista inquieto, pós-graduado em marketing digital, gay e fã de música pop. Gosta de escrever sobre temas como cultura e o universo LGBTQIA+.