Ouça este post.

Museu da Diversidade Sexual lança e-book educativo sobre diversidade para professores

Genilson Coutinho,
27/10/2025 | 23h10

Museu da Diversidade Sexual (MDS), equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, lança ebook “MAPA: material de apoio para o professor aliado”, um guia educativo voltado a professores e educadores interessados em promover a inclusão e respeito à diversidade nas escolas.
 

Com uma linguagem acessível e um conteúdo abrangente, o material reúne conceitos básicos sobre questões de gênero, orientação sexual, história do movimento LGBTQIA+ no Brasil e no mundo, além de explicar cada letra da sigla e cada cor da bandeira do movimento. O e-book também oferece dicas de acolhimento através de personagens criados para uma ludicidade maior, boas práticas pedagógicas e orientações sobre o uso de linguagem inclusiva, auxiliando docentes e profissionais da educação a atuarem de forma mais consciente e empática.
 

O MAPA propõe ainda reflexões sobre temas importantes como saúde mental dos estudantes. Um dado da Pesquisa Nacional sobre o Bullying no Ambiente Educacional Brasileiro, afirma que 9 em cada 10 alunos LGBTQIA+ sofreram agressões físicas ou verbais no período escolar.
 

“A criação deste material nasce da urgência de apoiar os educadores nesse diálogo tão necessário sobre diversidade nas escolas. A Associação Nova Escola fala que sete em cada dez professores acreditam ser importante tratar sobre diversidade sexual com os alunos, mas muitos ainda não se sentem preparados ou não têm acesso a materiais de apoio. O MAPA foi pensado justamente para preencher essa lacuna, oferecendo informações confiáveis, linguagem acessível e ferramentas pedagógicas que ajudem a transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor e plural”, explica Paula Cavalcante, líder do Núcleo Educativo do Museu da Diversidade Sexual (MDS), e uma das colaboradoras do material.
 

O material está disponível no site do Museu, gratuitamente e poderá ser utilizado tanto por professores quanto por estudantes, profissionais da cultura e pessoas interessadas nas temáticas de gênero e sexualidade.
 

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ – contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+, se propõe a discutir a diversidade sexual e de gênero e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.