Uma mulher trans acusa ter sofrido transfobia durante um atendimento na Associação de Apoio à Família e ao Meio Ambiente (Afab) de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Yara Sereya, como é conhecida, declarou que um atendente se recusou a chamá-la pelo nome social, insistindo em denominá-la pelo gênero masculino. A ação foi registrada em vídeo por Yara, que é atriz. O atendente é um vereador cassado, conhecido como Val Estilos.
Em dado momento, o atendente chega a falar “meu querido” e “você é homem e não mulher”. A visita à Afab, segundo a artista, ocorreu no dia 24 de julho. Na ocasião, ela pedia esclarecimentos sobre redesignação sexual, ainda sem agenda no local.
O local oferece diversos serviços à comunidade, como consultas médicas, realizações de exames, encaminhamentos cirúrgicos e assessoria jurídica.
Ao G1, o órgão afirmou que recebeu a solicitação para cirurgia de redesignação sexual, conhecida como “cirurgia para troca de sexo”, mas a instituição disse que ainda não há convênio nem parceria para atender à solicitação. Na nota, a instituição também disse que respeita todas as orientações sexuais e identidades de gênero.