Ícone do site Dois Terços

Milton Gonçalves é homenageado pelo Panorama,em sessão de ‘A rainha diaba’ com presença do diretor

Foto: Divulgação

O ator brasileiro Milton Gonçalves (1933-2022) será homenageado na abertura do XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema, com a exibição de “A rainha diaba”, filme dirigido por Antônio Carlos Fontoura e protagonizado por ele. Seguida de debate com o diretor, a sessão acontece no dia 3 de novembro (quinta-feira), às 20h15, no Cine Metha – Glauber Rocha, com acesso gratuito, limitado à lotação da sala.

Uma produção de 1974, o longa-metragem apresenta a personagem Rainha Diaba (Milton Gonçalves), que controla o narcotráfico na comunidade em que vive. Ao saber que um de seus amantes está sendo procurado pela polícia, decide utilizar um gigolô como bode-expiatório, envolvendo-o em uma série de crimes para entregá-lo no lugar do seu aliado.

A noite de início do festival tem ainda a exibição do novo filme de Marcelo Gomes, “Paloma”, às 20h, seguida de debate com o diretor e Kika Sena, protagonista da trama sobre uma transexual que deseja casar na igreja. Para completar a programação do dia 3, será exibido o filme francês, em homenagem ao seu diretor Jean-Luc Godard (1930-2022).
Em seu retorno ao formato totalmente presencial, o XVIII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 3 a 9 de novembro, no Cine Metha – Glauber Rocha, e em Cachoeira, no Cine Theatro Cachoeirano. O festival conta com apoio financeiro do Instituto Flávia Abubakir e do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Sair da versão mobile