Mês do Orgulho LGBTQIAP+: apoie autores e histórias queer com estes audiobooks
Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAP+, e homenageia o grito por igualdade pela comunidade a partir da Revolta de Stonewall, que aconteceu em 28 de junho de 1969 em Nova York e é tido como a origem da história do movimento LGBTQIAP+ como conhecemos hoje.
É um mês de celebração de tudo que a comunidade conquistou mas também um momento de homenagear todos aqueles que vieram antes e lutaram por todas essas conquistas, bem como para lembrar que ainda há muita luta pela frente – inclusive na batalha por trazer maior representatividade nas mídias e na ampliação das vozes LGBTQIAP+. Para celebrar essa data tão importante, a Storytel, plataforma de streaming de audiobooks e e-books por assinatura, selecionou as histórias mais ouvidas, cheias de representatividade e diversos autores, autoras, narradores e narradoras LGBTQIAP+. Confira:
Rainhas da Noite
Escrito por Chico Felitti, Rainhas da Noite é a biografia da comunidade LGBTQIAP+ que revolucionou o centro da cidade de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1980, ocupando espaços e criando uma rede de proteção e sobrevivência. Entre elas, Andrea de Mayo, Jacqueline Welch e Cris Negão. A história narra as vivencias de diversas travestis que dominaram as ruas do centro de São Paulo nos anos 70.
Andrea de Mayo era conhecida como rainha-empresária e importante militante travesti dos direitos LGBTQIAP+. Proprietária de pelo menos doze imóveis na cidade de São Paulo, ela investia no aluguel para garotas trans de programa. Teve três boates, entre elas a lendária Prohibidu’s, uma casa de travestis para travestis, além de ser agiota e “bombadeira”, como chamavam as pessoas que injetavam silicone em mulheres trans.
Jacqueline Welch, ou Jacqueline “Blábláblá”, era a abelha-rainha. Construiu seu próprio “castelo”, um bordel de luxo escondido atrás de um salão de beleza. Era violenta, mas glamurosa, com clientes importantes, entre políticos e artistas paulistanos. Seu castelo foi um dos primeiros pontos fixos de prostituição trans do centro de São Paulo, e do alto de sua “torre” Jacqueline comandava um mundo particular.
Já Cris Negão era a rainha das ruas. Do alto dos seus dois metros, garantia às travestis a proteção que o Estado não dava. Mas para isso, cobrava um preço. Dizia ser imortal, e provava isso com as cicatrizes de seis balas que usava como joias no peito. Era a mais violenta das monarcas.
A partir da década de 1970, uma cidade sóbria e conservadora começa a criar outros caminhos, cores e desejos. São Paulo se torna uma cidade de rainhas, dispostas a sair do anonimato e a lutar pela própria existência.
Rainhas da Noite é uma série original Storytel, escrita pelo jornalista e autor de Mulher Maravilha, Ricardo & Vânia, que recentemente lançaram o podcast de sucesso “A Mulher da Casa Abandonada” e narrada pela atriz e diretora Renata Carvalho, atriz trans mais conhecida por sua atuação como Jesus Cristo em 2017 na peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”.
A obra de Felitti celebra a vida destas travestis que criaram uma sociedade só delas e para elas, e reinaram durante trinta anos no centro da maior cidade do país. O audiobook tem duração de 9 horas e possui uma avaliação de 4.8 de 5 estrelas.
Elvis & Madona
Uma travesti chamada Madona. Uma motogirl lésbica chamada Elvis. Por causa da entrega de uma pizza no pior momento possível, elas se encontram. E, entre os antigos rolos amorosos de Madona, e os sonhos de Elvis de se tornar uma grande fotógrafa, elas vão precisar uma da outra. E assim começa uma história de amor, mas não sem antes o destino revirar suas vidas de cabeça para baixo!
Elvis & Madona é uma comédia romântica com todos os ingredientes de uma sessão pipoca: amor, risos, dramas, redenção e a dose perfeita de afronta na caretagem. Muito riso, choro, e toda forma de amor.
Baseado no filme de sucesso de Marcelo Laffitte que estreou em 2010, a história tem duração de 4 horas e é narrada por Carol Marra, modelo, jornalista e atriz trans que recentemente teve grande destaque na novela “Quanto mais Vida Melhor”, e Igor Cotrim, que interpreta Madona no filme original.
Casa comigo
Na noite após a votação das eleições presidenciais de 2002, o que seria um pacato jantar entre dois casais desanda com a chegada de um estranho. Alguém que carrega histórias nunca superadas e a força de valores do passado que o país procurava se distanciar.
Casa Comigo é uma comédia em que o riso ajuda a trazer debates pertinentes de forma leve; um texto cheio de segredos e humor ácido mantendo o ouvinte engajado em cada palavra. Uma trama sobre a ânsia por dias melhores, por mais dolorosas que sejam as trilhas para chegar a eles, e que visa trazer como a principal mensagem esperança e amor sem preconceitos, de acordo com o próprio autor.
Uma ótima opção para ouvir durante o mês de junho e refletir sobre suas lições, com narração feita por Jules Vandystadt, Lena Horn, Roberto Bürgel, Gustavo Falcão, Edney Silvestre, Karen Coelho, Leonardo Franco, Cristina Flores e duração de 1 hora.
Rumo ao Sul
Com história narrada por Erika Riba e duração de 8 horas, o conto se passa ao sul dos Estados Unidos, numa pequena cidade do Tennessee, onde o pastor Asher Sharp tem de encarar o seu próprio passado após uma das mais violentas enchentes que aquelas terras já enfrentaram.
Após o desastre natural um casal gay pede abrigo ao pastor, após ajudá-lo no socorro a outras pessoas, mas perderem tudo na inundação. Asher se vê diante de um dilema, ao querer abrigar os dois homens, mas ter de encarar a recusa de sua esposa. Um fato que vai trazer à tona histórias enterradas de sua própria vida, da rejeição ao seu irmão, que era também seu melhor amigo. Algo que o faz questionar todos os valores daquela comunidade e tomar atitudes de ruptura, que desencadeiam uma série de outros eventos.
Decidido a encontrar o irmão de quem ele se afastou e nem sabe o paradeiro e desejando salvar o filho de um ambiente asfixiante, ele parte numa viagem rumo ao sul. Um percurso em que toda a sua história é passada à limpo, em meio a belas paisagens, novas amizades e descobrindo um mundo imenso, muito diferente do seu, algo que pôde ensiná-lo sobre as coisas mais profundas da vida.
O premiado autor Silas House vem sendo destacado como um dos mais proeminentes nos Estados Unidos na atualidade e é conhecido por ser um representante para as comunidades LGBTQIAP+ Apalaches e Sulistas dos EUA.
O Homem de Lata
Em 1963, Ellis e Michael eram dois garotos de doze anos que se tornaram grandes amigos. Durante muito tempo, sempre foram apenas os dois, andando pelas ruas de Oxford, um ensinando ao outro coisas como nadar, descobrir autores e livros e a esquivar-se dos punhos de seus pais dominadores. Até que um dia algo muito além de uma grande amizade surge entre eles. Mas então, avançamos cerca de uma década nesta história e encontramos Ellis, agora casado com Annie, e Michael que não está mais por perto. O que leva à pergunta: o que aconteceu nos anos que se seguiram? Esta é quase uma história de amor.
Um romance para deixar o coração quentinho, este audiobook da premiada autora Sarah Winman é narração pelo talentoso cantor e compositor Tai Veroto e possui 5 horas de duração.
Seleção Vinicius Grossos:
Com diversos títulos publicados nos últimos anos, Vinicius tem se fortalecido como um dos mais populares nomes da literatura LGBTQIAP+ de ficção no Brasil e buscando trazer histórias cada vez mais plurais, preenchendo suas histórias com muita representatividade e emoção para todos os públicos, queer ou não.
Abaixo suas obras mais populares na Storytel:
1 +1 – A Matemática do Amor
Lucas e Bernardo são melhores amigos de 16 anos de idade. De repente, recebem a notícia de que Bernardo irá se mudar com a família para outro país. E percebem que não querem perder a valiosa amizade. Lucas tenta transformar cada dia que resta com o amigo na melhor experiência de suas vidas: escreve uma lista de coisas para fazer e pretende cumprir uma por uma, em todos os detalhes. Então os meninos percebem que há algo mais forte entre eles. Um sentimento profundo, que não conseguem explicar e que torna todas aquelas experiências ainda mais intensas. Vale a pena ouvir o romance escrito por Augusto Alvarenga e Vinicius Grossos, com narração de Victor Mello com avaliação de 4.5.
Feitos de Sol
Narrado por Rafael Rilo, a história acontece ao final da década de 90. Cícero é um nerd de quinze anos, fã de quadrinhos e que acredita que o mundo vai acabar na virada de 1999, por causa do bug do milênio ― teoria da época que dizia que os computadores de todo o planeta iriam se descontrolar por não terem sido programados para entender a mudança das datas. Hoje pode parecer loucura, mas muita gente acreditou nesse risco. E ele não estava sozinho.
Na busca pela última edição da revista do seu herói favorito, ele conhece Vicente, um garoto de família religiosa com quem ele logo se identifica. Vicente também acredita no fim do mundo, mas por outro motivo: o Apocalipse. Com suas diferenças, crenças e afinidades, Cícero e Vicente vão juntos desbravar um mundo além do que conheciam e, no caminho, descobrir mais sobre si mesmos.
O Garoto Quase Atropelado
Um garoto sofreu com um acontecimento terrível. Para não enlouquecer, ele começa a escrever um diário que o inspira a recomeçar, a fazer algo novo a cada dia. O que não imaginava é com isso ele se abriria para conhecer pessoas muito diferentes: a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo – e que sua vida mudaria para sempre. Prepare-se para se sentir quase atropelado – de amor – de uma forma intensa, seja pelas fortes emoções do primeiro amor, pelas alegrias de uma nova amizade ou pelas descobertas que só acontecem nos momentos-limite de nossas vidas. Estar vivo e viver são coisas absolutamente diferentes.Uma explosão de sentimentos, narrada por Alex Morales, o audiobook tem duração de 8