No mês de novembro, quando o Brasil tem os olhares para o combate ao racismo, a TODXS, organização social voltada para o empoderamento da comunidade LGBTI+, destaca a importância de projetos que incentivem e apoiem a participação de pessoas negras no mercado de trabalho.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta como a distribuição de renda para pessoas não brancas requer mais atenção da sociedade, quando comparada à da população branca. As taxas de desocupação são maiores entre pessoas pretas e pardas: 16,5% e 16,2%, respectivamente, de acordo com estudo de 2021, divulgado pelo IBGE.
Neste sentido, a promoção de projetos que contribuam para a eliminar esta desigualdade é prioritária para a TODXS. Lançado em 2024 em parceria com a NIVEA, o Emprega Tech, por exemplo, já impactou positivamente dezenas de pessoas LGBTI+ em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Uma delas, Ângela Bulhões, mulher cis, negra e lésbica de Maceió (AL), teve seu primeiro contato com o UX Design ao participar do programa.
Ela conta que a área a atraiu especialmente por abordar temas como acessibilidade e inclusão, que sempre despertaram seu interesse desde quando se formou em Terapia Ocupacional. Para Ângela, é fundamental incentivar a presença de pessoas negras em áreas como a tecnologia. “A inclusão de pessoas pretas e pardas em setores tecnológicos é essencial para promover olhares diversos e soluções antirracistas no mercado de trabalho”, afirma.
Ângela destaca que, por meio do programa, pôde se aprofundar em metodologias como o design thinking, o que ampliou sua compreensão sobre o mercado e a inspirou a propor soluções para diferentes contextos sociais. Hoje, ela aplica os conhecimentos adquiridos em um novo projeto de jogos educativos voltados para a diversidade e inclusão, buscando criar experiências adaptadas às necessidades de cada pessoa. “Essa formação me ajudou a ampliar minha visão sobre o mercado e sobre como compreender e solucionar problemas”, diz Ângela.
Além da formação técnica, o Emprega Tech oferece uma abordagem ampla, com encontros de acompanhamento e conteúdos exclusivos sobre empregabilidade, tudo em uma plataforma própria de aprendizagem. Essa rede de apoio foi fundamental para Ângela. “A equipe oferece acompanhamento contínuo e formações complementares com ótimos profissionais, para que estejamos mais capacitados na busca e conquista de uma vaga de emprego”, explica.
“O Emprega Tech vai além de uma formação ou qualificação técnica porque também proporciona uma formação comportamental, facilitada por nossas mentorias, encontros de acompanhamento e conteúdos formativos voltados para a empregabilidade. Compartilhamos orientações e dicas que contribuem no momento da busca e da conquista de uma vaga no mercado de trabalho, estimulando nas pessoas alunas aspectos como organização, comprometimento, sentimento de equipe, autoconfiança em seus conhecimentos e habilidades e para que consigam demonstrar tudo isso, seja na hora de elaborar um currículo, de montar um perfil profissional na internet ou ao participar de uma entrevista de emprego”, explica a especialista em projetos da TODXS, Ana Tatajuba.
O Emprega Tech se soma a ações preparadas pela TODXS para este mês de novembro. A ONG ainda também programou a publicação de uma série de conteúdos especiais nas redes sociais, incluindo vídeos colaborativos com criadores de conteúdo especialistas na pauta antirracista e artigos especiais que trazem reflexões e histórias inspiradoras, disponíveis no blog da organização. O objetivo da campanha é ampliar o alcance da mensagem antirracista e fortalecer a visibilidade de ações voltadas para a inclusão de pessoas negras e LGBTI+.