Música

Marcia Castro segue levando a turnê de verão do álbum “Roda de Samba Reggae” para palcos diversos

Genilson Coutinho,
14/02/2025 | 11h02

Com um repertório repleto de grandes sucessos de identidade matriarcal e levando o público a rememorar canções que são eternas na história da música baiana, a cantora Marcia Castro comemora a agenda recheada de compromissos deste verão, levando a Roda de Samba Reggae para os mais diversos palcos, enquanto prepara novidades para o Carnaval. No domingo 16/02, o pré-carnaval da Roda de Samba Reggae acontece no Salvador Boa Praça, às 16h, com show aberto ao público. No sábado, 22/02, a cantora apresenta seu show autoral no Circuito da Folia do Salvador Shopping, às 18h, no espaço montado no piso L1, acesso da Caixa Econômica. O evento gratuito tem inscrição prévia via aplicativo do Salvador Shopping (disponível em Android e IOS).

A turnê de verão do álbum Roda de Samba Reggae, iniciada em novembro com apresentação no Rio de Janeiro e lançamento oficial em dezembro, em Salvador, abriu o ano de 2025 com belíssima apresentação no Largo da Saúde, passando por um mês de janeiro recheado de surpresas, com participações especiais nos palcos de ensaios como os do Muzenza e Cortejo Afro, além dos shows de Gerônimo, no Pelourinho, e do Axé 40 de Carlinhos Brown, no Guetho Square. No início de fevereiro, a cantora levou uma multidão para o Rio Vermelho durante o tradicional Festival Oferendas, chamando a alvorada do dia 02 de fevereiro entoando canções que marcaram o Samba Reggae como gênero fundamental da música baiana e também a sua trajetória de vida e artística, incluindo faixas como “Madagascar”, “Jeito Faceiro”, “Faraó”, “Selva Branca” e “Tambores na Avenida“. 

O show que também marca uma ampla e justa homenagem aos grupos e artistas ícones da música baiana que consagraram o Samba Reggae mundialmente, como os blocos afros Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza, Banda Mel, Banda Reflexu’s, Margareth Menezes, entre outras parcerias musicais, passou também pelos palcos da Caixa Cultural em Salvador e Fortaleza. E entre tantos outros momentos especiais, Marcia Castro também esteve presente na grande festa dos irmãos Macedo na Concha Acústica do TCA, em fevereiro, entre nomes como Carlinhos Brown, Bell Marques e Durval Lelys, homenageando os 75 anos de Trio Elétrico e os 40 anos da Axé Music, no show Chame Gente. 

Projeto autoral que marcou os últimos verões da artista reconhecida como uma das grandes vozes e intérpretes brasileiras, a Roda de Samba Reggae reafirma a relevância do ritmo musical como símbolo de luta, pertencimento e celebração da cultura negra, fazendo um passeio pela originalidade da música da Bahia, celebrando a consolidação iniciada pelo Mestre Neguinho do Samba. Produzido pelo talentoso baixista e historiador Fabrício Mota, o álbum também ganhou uma edição completa no programa Especial das Seis da Rádio Educadora, que vai ao ar no dia 25 de fevereiro, antes do Carnaval. 

“Bebo dessa fonte desde criança, quando escutava as canções no rádio, até me tornar foliã, na adolescência, e formatar minha base artística a partir desse repertório. Fazer a ‘Roda de Samba Reggae’ é resgatar músicas que fazem parte da memória das pessoas que viveram a década de 80. Às vezes, músicas que não são nem tão conhecidas, mas estão ali no nosso inconsciente, sobrevoando as nossas memórias”, ressalta Marcia Castro.

Para além do repertório musical, o projeto assinado pela Isé Música Criativa, traz estética potente e permeada de afro-baianidade na assinatura de cenografia e figurinos, com estampas assinadas pelo artista plástico Alberto Pitta, fundador do Cortejo Afro, contando, também, com Designer Gráfico do jovem Trintta.  

Para acompanhar a agenda da artista e novidades, siga @marciacastroart