A Mais Diversidade, a maior consultoria de diversidade na América Latina, acaba de anunciar uma parceria com o Instituto RioMemóriaAção – projeto de cidadania e cultura que tem foco no resgate de memórias da cidade do Rio de Janeiro – que passa a integrar sua trilha de educação antirracista para empresas na perspectiva vivencial.
Com a parceria, que teve início este mês, as organizações passaram a realizar juntas uma experiência por meio de um tour guiado pela região da chamada “Pequena África”, no centro do Rio de Janeiro, que engloba o Cais do Valongo, Pedra do Sal, Casa da Tia Ciata e Museu dos Pretos Novos, entre outras localidades que são importantes marcos da História do Brasil.
“Conhecer a pequena África é conhecer uma parte da história que secularmente nos foi negada. É a possibilidade de um encontro com o que há de mais potente nessa tão africanizada e controversa cultura brasileira”, explica Alcino Amaral, professor de história e co-fundador do instituto.
Destinado a grupos de até 40 pessoas, o treinamento proporciona uma experiência mais aprofundada dentro da pauta racial, como forma de ressignificar as memórias e promover ações que transformem lugares, histórias e pessoas.
Guiados por professores de história, geografia e músicos, o percurso passa por espaços históricos, fortalecendo narrativas de memórias sensíveis e gerando reflexões sobre o processo de identidade, e tem o objetivo de promover uma real imersão para as pessoas. Além disso, o projeto evidencia elementos históricos da herança africana e reconhece o papel da cidade carioca no contexto da diáspora africana.
“O Rio de Janeiro é uma cidade que sofreu apagamentos históricos e é considerada uma das cidades mais desiguais do mundo, e ainda sim, é bastante comemorada como a “Cidade Maravilhosa”, por que? O nosso trabalho é promover um reencontro constante com o Rio para encontrar novas formas de ver e viver a cidade”, comenta Bernardo Pupe, co-fundador e diretor geral do RioMemóriaAção.
A proposta da Mais Diversidade é fazer a conexão entre os aprendizados na caminhada com a realidade das organizações. Nesse sentido, após a finalização do tour pelo centro do Rio, o grupo é convidado a uma roda de conversas para trazer suas reflexões sobre como promover a pauta antirracista no ambiente corporativo.
“Quando você apresenta possibilidades de aprendizados e coloca no dia a dia dos colaboradores e colaboradoras, as percepções ficam mais aguçadas e passam a ser mais interiorizadas, desta forma, a capacidade de identificar como o nosso presente é explicado pelo passado é ampliada. É também uma forma de aumentar o repoertório das pessoas participantes e engaja-las na luta antirracista”, explica Janaina Gama, consultora sênior e head de contéudo da Mais Diversidade, e uma das responsáveis pela aplicação do treinamento.
Empresas interessadas podem obter mais informações sobre o treinamento vivencial acessando o site da consultoria MAISDIVERSIDADE Email Marketing
Sobre a Mais Diversidade
A Mais Diversidade é a maior consultoria de diversidade e inclusão da América Latina, prestando consultoria no Brasil e países da região para apoio na definição de objetivos estratégicos, engajamento de lideranças, revisão de políticas, monitoramento de KPIs, além de treinamentos, pesquisas, censos e recrutamento e seleção. Partindo de pesquisas ou necessidades identificadas pelas organizações, a Mais Diversidade traça um planejamento estratégico para contratação, desenvolvimento e retenção de funcionários representantes de grupos minorizados, a exemplo de mulheres, pessoas negras, com deficiência, LGBTI+ e de diferentes gerações.