Ícone do site Dois Terços

Laerte deixa UTI e é transferida para quarto para continuar tratamento contra Covid-19

(Foto: Reprodução)

A cartunista Laerte Coutinho, de 69 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, e foi transferida para o quarto, onde dará continuidade ao tratamento da Covid-19, segundo o novo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (28).

De acordo com o Incor, a transferência ocorre após a melhora do quadro clínico da cartunista. Ela permanecerá em tratamento medicamentoso no quarto nos próximos dias, com o uso de “cateter de oxigênio e fisioterapia respiratória”.

“A não ser que ocorra intercorrência importante na evolução da paciente, novo boletim médico será divulgado somente em sua alta hospitalar”, afirmou o Incor. A cartunista está sob cuidados da equipe coordenada pelo médico Carlos Carvalho.

Internação

Laerte está internada desde o dia 21 de janeiro e, na manhã de terça-feira (26), foi transferida para a UTI Respiratório do instituto, onde passou por “tratamento medicamentoso e com suporte ventilatório não invasivo, por meio de cateter de alto fluxo”, disse o Incor naquela data.

Por meio das redes sociais, o quadrinista Rafael Coutinho, filho da cartunista, afirmou que o estado de saúde da cartunista “não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos”.

“Escrevo aqui em nome da família, para atualizá-los sobre a atual condição de saúde dela. Como muitos já sabem, Laerte está internada com covid desde o dia 21 de janeiro, no InCor. A condição piorou lentamente, e ela foi internada na UTI na noite passada. O estado ainda não é grave, mas requer cuidados mais rigorosos”, escreveu Rafael.

Coutinho também agradeceu as mensagens de apoio dos amigos e personalidades e pediu energias positivas para a recuperação do pai.

“Ela deve ficar por no mínimo mais uma semana lá, e estamos acompanhando dia a dia a evolução, na torcida para que melhore. Agradecemos a todes que mandaram mensagens de apoio e carinho, se disponibilizando a ajudar das formas mais variadas. Obrigada, em nome da Laerte, é muito bonito demais ver o amor de todes pelo meu pai.”

“Fico grata pelas emanações e preocupações! Vocês, máscaras, mãos lavadas e o possível de isolamento”, escreveu ela, que é autora de charges e tirinhas, como “Piratas do Tietê”.

Sair da versão mobile