Ícone do site Dois Terços

Juiz ordena a soropositivo que infectou oito pessoas a parar de espalhar HIV

camisa

Um juiz de Seattle, nos Estados Unidos, ordenou nesta semana um homem com HIV-positivo que parasse de propagar a doença e que procurasse tratamento, depois de o réu infectar oito pessoas em quatro anos

O homem, conhecido apenas como “AO” no processo, foi ainda obrigado a participar de sessões de orientação e prevenção para proteger futuros parceiros sexuais. A pena está sujeita à multa e até a prisão em caso de descumprimento.

Membros do poder judiciário local afirmaram que a decisão não seria uma tentativa de criminalizar a atividade sexual, mas sim proteger a saúde pública. Em um comunicado, o departamento de King County Saúde Pública disse que só tinha pedido às autoridades uma ordem semelhante contra um indivíduo HIV-positivo uma vez, em 1993.

“AO” descobriu que tinha a doença 2008. Desde 2010, segundo os autos do processo, ele repassou o vírus HIV para pelo menos oito pessoas. O homem chegou a frequentar sessões de orientação por pelo menos cinco vezes.

Cerca de 50 mil pessoas em os EUA estão infectadas com o HIV a cada ano, de acordo com o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do governo americano. Cerca de 16% do 1,1 milhão de pessoas vivem com o vírus não sabem que estão infectadas.Com informações do site  O Globo

Sair da versão mobile