In Moda

Instituto C&A e TODXS lançam oportunidade para acelerar negócios de empreendedores LGBTQIAPN+, que trabalham com moda

Genilson Coutinho,
17/07/2023 | 16h07
Foto: Divulgação

O Instituto C&A, pilar social da C&A no Brasil, e a organização sem fins lucrativos TODXS se unem para promover a oportunidade empreendedora Impacto na Moda – #VistaSeuOrgulho, que tem como objetivo acelerar 12 negócios em fase inicial, formais e informais, de pessoas LGBTQIAPN+ de todas as regiões do Brasil. A iniciativa conta com uma metodologia inteiramente desenvolvida pela ONG TODXS e destina 50% das vagas exclusivamente ao público trans.

As pessoas selecionadas para a oportunidade terão acesso a uma trilha de capacitação que abordará temas como Canva e Modelagem de Negócios, oferecendo ferramentas e conhecimentos essenciais para impulsionar seus empreendimentos. Além disso, os empreendedores receberão um capital semente no valor de R$ 3.000.

“Sabemos que, ter um ofício e poder praticá-lo como forma de subsistência é algo que transforma vidas, especialmente de uma população que é constantemente invisibilizada na sociedade. A ideia é que esse projeto possa mudar completamente as trajetórias e histórias dessas pessoas, dentro da moda”, declara Gustavo Narciso, diretor-executivo do Instituto C&A.

Fundada em 2017, a TODXS é uma organização sem fins lucrativos composta por 140 voluntários que compartilham o sonho de transformar o Brasil. Por meio do uso de tecnologia, pesquisa e comunicação, a TODXS busca gerar um impacto positivo para a comunidade LGBTQIAPN+. Gabriel Romão, Presidente da organização, expressou sua satisfação com a parceria, afirmando: “Ter o Instituto C&A como aliado é fundamental. Nossos propósitos de fomentar um futuro mais inclusivo se conectam e fortalecem a criação de novas realidades para a comunidade LGBTQIAPN+.

As inscrições estão abertas podem ser realizadas através do site institutocea.org.br/vistaseuorgulho até 22 de julho. Os resultados serão divulgados no dia 31 de julho.

Campanha #VistaSeuOrgulho

Em junho deste ano, a Mindse7, marca da C&A especializada em captar tendências no mundo da moda, também uniu forças às instituições e desenvolveu camisetas exclusivas com a bandeira do orgulho bordada na manga. Toda a renda das peças foi direcionada ao projeto voltado ao fomento do empreendedorismo LGBTQIAPN+.

Na campanha, Rapha Dutra, modelo e poeta trans (@__raphadutra), Gabriel Romão, presidente da Todxs (@todxsbrasil), e Carolina Brandão (@carolinabrandoes) compartilharam suas histórias de orgulho como pessoas LGBTQIAP+ usando as camisetas exclusivas.