Segundo a OSC Livre Para Menstruar, 500 milhões de pessoas que menstruam não dispõem de instalações adequadas para cuidar de sua higiene menstrual. No Brasil, quem menstrua está entre os 5% mais pobres e precisa trabalhar até 4 anos só para custear os absorventes que usarão ao longo da vida. Para chamar a atenção para a falta do acesso básico à higiene entre pessoas que menstruam, a OMS (Organização Mundial da Saúde) criou o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, em 28 de maio.
Conectada ao propósito da data, a Herself, empresa brasileira que busca ressignificar a menstruação com a produção de produtos tecnológicos como calcinhas menstruais, tem o objetivo de conscientizar e auxiliar no combate à pobreza menstrual, que atinge pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por não terem acesso a banheiros, saneamento básico e a protetores menstruais.
Com isso, muitas delas acabam recorrendo a métodos inseguros para conter o próprio fluxo, como folhas de jornal, de árvores ou até mesmo miolo de pão. Para as adolescentes, essa falta de acesso a saneamento e a produtos de higiene faz com que, além de correrem riscos de saúde, também deixem de ir à escola e tenham suas possibilidades de desenvolvimento limitadas.
Desde 2018, a Herself realiza oficinas de produção de bioabsorventes e educação menstrual junto à comunidade. Assim, surgiu o Projeto Revolucione seu Ciclo, que oferece, por meio de encontros em casas prisionais, educação focada em dignidade menstrual, proporcionando entendimento sobre o tema, seus corpos, higiene e ao mesmo tempo, dando acesso à expertise da marca em tecnologia e produtos, além do ensinamento de um ofício na célula de produção de calcinhas.
“Identificamos o quanto os institutos penais eram carentes — tanto de diálogo quanto de protetores menstruais – e o sistema não conseguia oferecer o necessário para as pessoas viverem o período menstrual” Conta Raíssa Assmann Kist, CEO da Herself.
A convite de uma assistente social da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba, em 2019 foi realizada a primeira oficina no estado do Rio Grande do Sul e depois outra no Presídio Estadual em Porto Alegre, contando com o apoio da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e da SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários). Ao todo, já foram mais de mil mulheres encarceradas impactadas positivamente
Agora, com o apoio do Instituto Lojas Renner, pilar social da Lojas Renner, e da Somos Um, organização de apoio a empreendimentos de impacto socioambiental positivo, o projeto Revolucione seu Ciclo ultrapassa as fronteiras do estado e será implementado no Instituto Penal Feminino Auri Costa Moura, na cidade de Itaitinga, no Ceará, nos próximos meses.
“Para nós do Instituto Lojas Renner, a expansão do projeto é de extrema importância, pois além de oferecer a ajuda na prática, acreditamos que colocar este tema em evidência nos debates sociais seja fundamental para uma mudança no cenário”, afirma Eduardo Ferlauto, diretor executivo do Instituto Lojas Renner.
Os idealizadores e apoiadores do projeto acreditam na importância do resgate da autoestima e na oportunidade e perspectiva de trabalho para essas mulheres quando forem reinseridas na sociedade.
“Este projeto é mais uma prova de que é possível resolver problemas unindo forças. E aqui nós temos a união do poder público, do privado e de organizações da sociedade civil, com foco em dar dignidade e oportunidade para essas mulheres, que tanto foi tirado na vida e que agora a gente quer resgatar a dignidade e o empoderamento delas, para que possam ter saúde física, emocional e mental para reconstruírem seus caminhos. Não dá para mudar o passado, mas é possível construir o futuro.” Diz Ticiana Rolim, CEO da Somos Um.
A iniciativa oferece também um módulo de empreendedorismo: por meio do projeto, ao saírem da prisão, essas mulheres poderão ser revendedoras dos produtos da marca ou mesmo prestarem serviços à Herself confeccionando absorventes menstruais com sua tecnologia única. O módulo de empreendedorismo foi cocriado com a Somos Um, referência no Estado do Ceará em fomento do empreendedorismo para mulheres a partir da Trilha Florescer, programa de capacitação empreendedora e empoderamento feminino.
O projeto iniciou em maio deste ano e terá duração de 12 meses. A previsão é de impactar pelo menos 400 mulheres e ampliar as boas práticas já realizadas no Rio Grande do Sul para este e outros estados.
“Para impactar de verdade e para que haja uma transformação social de fato, sustentável e de longo prazo, atuamos oferecendo acesso a protetores menstruais, aliado à educação e à uma fonte de renda. Acreditamos na moda como uma ferramenta de transformação para que essas mulheres possam ter uma perspectiva atual e futura mais positiva em relação a sua saúde, bem estar físico e econômico.” finaliza Raissa Assmann Kist.
Sobre a Herself
A Herself é uma empresa brasileira que constrói, a muitas mãos, novas realidades para as pessoas que menstruam. Desde 2017 além de ressignificar a menstruação por meio de soluções tecnológicas, acessíveis e seguras, tem entre seus objetivos a luta por equidade de gênero, dignidade menstrual e valorização das singularidades. Com a Herself Educacional, criou a Escola da Menstruação que, baseada na autonomia e na visão positiva sobre o corpo, já impactou a história de mais de 300 mil meninas e mulheres, e busca democratizar o conhecimento sobre educação menstrual. Em 2020 inaugurou a Casa da Menstruação e iniciou sua expansão para a América Latina.
Sua atuação direta na produção e distribuição de produtos tecnológicos e inovadores, pensados para resolver problemas reais, já impactaram mais de 300 mil pessoas. Além disso, participaram do Reality Show da Netflix, Ideias à Venda, vencendo na categoria moda e levando pra casa o valor de R$ 200 mil reais.
Site oficial: https://herself.com.br/
Instagram oficial da marca: https://www.instagram.com/oiherself/
Sobre o Instituto Lojas Renner
O Instituto Lojas Renner (www.institutolojasrenner.org.br) desenvolve e apoia projetos que promovem o empoderamento econômico e social da mulher na cadeia de valor têxtil. Desde sua fundação, em 2008, já investiu cerca de R$ 82 milhões – oriundos das verbas repassadas pela varejista e também provenientes de leis de incentivo fiscal. Os recursos possibilitaram o apoio a mais de 950 projetos espalhados pelo país, beneficiando 225 mil pessoas, incluindo os mais de R$ 7 milhões que foram destinados em ações de combate à Covid-19. O Instituto Lojas Renner faz parte do guarda-chuva do selo Re, que representa o compromisso da Companhia com a moda responsável.
Sobre a Somos Um
A Somos Um (https://www.somosumce.com.br/) é uma uma organização de apoio a empreendimentos de impacto socioambiental positivo, e tem o propósito de fomentar o ecossistema de negócios de impacto no Ceará, por meio de consultorias, acelerações, cursos, workshops, palestras, eventos e conteúdo. A iniciativa se baseia num modelo de fazer negócios com a finalidade de resolver problemas sociais e não apenas maximizar o lucro.