Ícone do site Dois Terços

Há 53 anos surgia o grupo LGBTQIAPN+ Village People

Foto: Divulgação

Difícil encontrar alguém que não conheça pelo menos um sucesso do grupo norte-americano Village People.  São músicas que até hoje sacodem os frequentadores das pistas de dança de todo o mundo, além das regravações dos seus grandes sucesso, a exemplo de Macho Man e Y.M.C.A, que, por sinal, foram incluídas por Edson Cordeiro no estrondoso CD Disco Clubbing Dois – Ao Vivo.

O grupo, lançado nos anos 70, época áurea do Disco Music, foi lançado pelos os franceses Jacques Morali e Henri Belolo. O nome foi inspirado em um reduto ‘gay’‘de Nova York chamado Greenwich Village, em Manhattan. Deu certo e o grupo ganhou o mundo já no disco de estreia, que trazia  grandes sucessos conhecidos até hoje: Y.M.C.A, Macho Man, In The Navy e San Francisco.  

“A ideia dos produtores era que a banda tivesse como alvo os clubes noturnos gays e negros” 


O grupo foi de extrema importância para a história do movimento LGBTQIAPN+ na época. Os integrantes da banda eram personagens  inspirados em fantasias que evocavam símbolos de masculinidade: policial (Victor Willis), índio norte-americano (Felipe Rose), cowboy (Jeff Olson), carpinteiro (David Hodo), soldado (Alex Briley) e motociclista (Glenn Hughes).

A ideia da formação do grupo ocorreu quando o produtor  Jacques Morali encontrou em 1977 Felipe Pose vestido de índio dançando nas ruas do Greenwich Village. A ideia de um grupo surgiu de imediato e ele procurou Henri Belolo e chegaram à conclusão que havia a necessidade e seria importante  produzir  um trabalho  voltado para a comunidade LGBTQIAP+. Surgiu a ideia de um grupo de disco music com cantores dançarinos fantasiados com estereótipos americanos. Em seguida, Morali viu Victor Willis na Broadway, na montagem de um musical chamado ‘The Wiz’. Fez o convite, prontamente aceito, para ser o policial do grupo. Daí foi um passo para a formação do Village: Victor trouxe Alex Briley, que viria a ser o soldado e a formação ficou completa com  David Hodo (carpinteiro), Glenn Hughes (motociclista) e Jeff Olson (caubói). 

A ideia dos produtores era que a banda tivesse como alvo os clubes noturnos gays e negros. Vale destacar que inicialmente o sucesso se deu na Inglaterra com a música  San Francisco (You’ve Got Me). O sucesso estrondoso nos Estados Unidos (EUA)  veio a acontecer em 1978 com  Macho Man. Desde o inicio, as músicas do Village eram  animadas e focava em  temas sutilmente LGBTQIAPN+, questão percebida, na época, por poucos. Um dos exemplos é o videoclipe da música Macho Man, nele o grupo aparece   com estereótipos  ‘másculos’, uma certa ironia. De certa forma, era sucesso também por representar tipos que estavam na imaginação dos “gays” na época.

Dentre as regravações das músicas do Village no Brasil, podemos citar, além de Edson Cordeiro a Banda The Fevers,  que gravou uma versão de   Y.M.C.A, transformando-a  em Eu sou mais Eu. Era a época do sucesso das versões no Brasil e a música caiu no gosto popular. O sucesso do Village People era tão estrondoso que artistas como Madonna e Michael Jackson já abriram  shows do grupo.

No anos de 2001, com a morte de Glenn Hughles a formação do grupo foi alterada e, sabemos, quando há uma alteração em uma formação musical muito marcante, as coisas já começam a mudar. Ícone LGBTQIAPN+, eles são reverenciados até hoje e um fato curioso é que alguns integrantes eram extremamente tímidos, mas que no personagem, se transformavam. Aos poucos a formação da banda foi sendo alterada e os shows foram limitadas a um repertório que consistia basicamente dos sucessos dos primeiros sucessos do Grupo. 

CURIOSIDADES SOBRE O VILLAGE PEOPLE 

(fonte: Guia dos curiosos)

. O Motoqueiro, Glenn Hughes, entrou na banda depois de ser desafiado por amigos a responder ao anúncio “Procura-se cantores-dançarinos gays bem-apessoados e com bigode”. Foi um dos grandes sucessos do grupo.

. O Grupo  estrelou o filme autobiográfico “Can’t Stop the Music” (1980). A produção foi a primeira a “vencer” o prêmio Framboesa de Ouro de Pior Filme.

. Glenn Hughes morreu no dia 4 de março de 2001, aos 50 anos, de câncer de pulmão. Atendendo a seus próprios pedidos, Hughes foi enterrado vestindo a eterna roupa de couro de motoqueiro.

. Em 2004, o então Secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, cantou uma versão karaokê de “Y.M.C.A” em uma cerimônia oficial.

. Victor Willis, o Policial, era  heterossexual e o principal compositor da banda, era filho de um pastor protestante. Dependente químico, foi preso diversas vezes por porte de drogas e de armas. 

. Felipe Rose fazia parte do grupo de dançarinos que inspiraram Jacques Morali a criar o Village People. Seu pai era realmente descendente de índios sioux e sua mãe, uma dançarina porto-riquenha,  era Testemunha de Jeová.

No auge do sucesso, o Village People fazia em média 280 shows por ano. 

. Jacques Morali, criador do Village People, morreu em 15 de novembro de 1991, em decorrência da Aids.

Sair da versão mobile