Com o apoio da CCR Metrô Bahia, via Lei de Incentivo a Cultura, já está nas ruas de Salvador o projeto Teatro nos Parques que faz apresentações até 25 de outubro. Os espetáculos gratuitos acontecem em locais de fácil acesso à população, como o Dique do Tororó, Largo Campo da Pólvora e Parque Metropolitano de Pituaçu, sempre em dois horários – às 11h e às 15h. O projeto Teatro nos Parques é realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, que este ano completa 35 anos. Começou em 2009 como um projeto de formação de público e como iniciativa de promoção e descentralização do teatro. Este ano, o Teatro nos Parques se torna o maior circuito de Teatro de Rua do país, com uma edição nacional em seis capitais brasileiras: Salvador, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. São 98 apresentações de 38 grupos teatrais.
O Grupo CCR patrocina esta primeira edição nacional do Teatro nos Parques apostando na motivação das pessoas em ocupar os parques, estimulando-as a pertencer a esses espaços públicos. A CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, com operações nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana, empresas de serviços e aeroportos. Desde 2004, conta com uma política de investimento social, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, disseminar a cultura nacional e promover iniciativas sociais, esportivas e ambientais nas regiões em que atua. Os recursos investidos pela CCR já possibilitaram o acesso à cultura e à educação de mais de 1,5 milhão de pessoas, apoiando mais de 120 projetos em mais de 100 cidades do País.
Confira a programação Teatro nos Parques em Salvador – 11 a 25 de outubro de 2014
LARGO DO CAMPO DA PÓLVORA
Nazaré
15/10 – quarta-feira – 11h e 15h
Espetáculo: Auto do Casal Lusitano Maria & Manuel
Algazarra Teatral (SP)
O espetáculo retrata a história do casal, Maria e Manuel, que chegaram e, convivendo com os “brasucas”, descobrem que há imensas diferenças lingüísticas entre Brasil e Portugal. Sempre com humor contam que adoram os “brasucas”, mas pensam que o jeito de falar é imensamente estranho. Uma comédia que alia diversão, educação e presta uma homenagem a língua, a Gil Vicente e ao povo português.
Gênero: Comédia
Duração: 60 min.
PARQUE METROPOLITANO DE PITUAÇU
Largo do Abaeté, s/nº – Itapuã – 3116-1592
18/10 – sábado – 11h e 15h
Espetáculo: Remendo Remendó
A Outra Cia. de Teatro (BA)
Numa pequena cidade do interior, chamada Remendo Remendó, o prefeito organiza um festival de contadores de histórias. Ele reúne, então, as melhores mentes da região: suas filhas, a extrovertida Pórcia e o intelectual Corisco, o sábio cego Firmino e o divertido Alexandre, que se desdobram contando suas melhores histórias numa disputa pelo prêmio.
Gênero: Infanto Juvenil
Duração: 55 min.
19/10 – domingo – 11h e 15h
Espetáculo: Bonecos, Ritmos & Músicas
Cia. Bonecos Urbanos – (SP)
Conta as aventuras de Clarisvaldo Pescador, contador de causos na metrópole. Recém chegado do interior e impressionado com a cidade e sua vida pulsante, ele é surpreendido com o ritmo acelerado de seus curiosos e divertidos habitantes. O espetáculo é totalmente musical e interativo.
Gênero: Teatro de Bonecos
Duração: 50 min.
PARQUE DIQUE DO TORORÓ
Área central da cidade – Tororó – 3382-0847
25/05 – sábado – 11h e 15h
Espetáculo: Como a Gente Gosta
Grupo Maria Cutia de Teatro (MG)
Exilados pelo novo duque, Rosalinda e Orlando são obrigados a deixar a corte. Ela foge acompanhada por sua prima Célia e, para se protegerem dos perigos da floresta, Rosalinda se disfarça de homem. Na floresta, brinca com seu enamorado Orlando, fazendo-o imaginar que ela (travestida de homem) fosse de verdade sua amada e lhe dá lições de como se curar da febre do amor. Rosalinda, no meio deste quiproquó de amores, tece sua trama, numa peça como a gente gosta.
Gênero: Comédia musical
Duração: 60 min.