ais de 200 computadores foram destinados para 37 organizações de promoção dos direitos das pessoas idosas, em situação de rua, LGBTQIA+ e educação em direitos humanos nesta terça-feira (26), durante cerimônia em alusão ao Dia Nacional da Inclusão Digital – celebrado nesta quarta-feira (27). A indicação das 37 organizações foi feita pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). Os itens resultam de parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e a Caixa Econômica Federal, que doou 2,5 mil computadores para escolas públicas e instituições sociais na cerimônia comemorativa.
Presente na solenidade, o titular do MDHC, ministro Silvio Almeida, ressaltou a importância da indicação de organizações com estrutura para Pontos de Inclusão Digital (PIDs), de forma a ampliar a possibilidade de conexão. “A ideia de conexão é uma ideia de soberania nacional e envolve três ideias básicas – desenvolvimento, direitos humanos e cidadania – em nome da soberania nacional, que nada mais é que a soberania do povo brasileiro e do domínio do povo brasileiro sobre e o seu território e sobre o seu próprio destino”, celebrou.
“Para além das entregas de computadores, este é um momento em que o governo brasileiro e o Estado brasileiro se conectam com os movimentos sociais, com as entidades, com quem está lutando pelo Brasil”, completou.
EntregaGoverno federal realiza entrega histórica nesta terça-feira (26)
Na solenidade, foram doados 2,5 mil computadores provenientes, em sua grande maioria, da parceria entre o Ministério das Comunicações (MCom) e a Caixa Econômica Federal para Pontos de Inclusão Digital (PIDs) distribuídos por todo o país. Desses 2,5 mil computadores, 1,2 mil serão distribuídos para 275 PIDs direcionados para ações do governo federal. Os outros 1,2 mil computadores serão doados para 125 PIDs (10 para cada) indicados pelo MCom, totalizando 400 PIDs atendidos.
Ainda no evento, foi oficializado Acordo de Cooperação entre o MCom, a Coca-Cola e o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB). A parceria colabora para o desenvolvimento do Programa Computadores para Inclusão e aumenta a oferta formativa, de modo a promover formação humana, técnica e empreendedora. Entre os objetivos, consta ainda fomentar a inclusão digital e a capacitação para o mercado de trabalho, com foco na complementação educacional e cultural, colocando os jovens como protagonistas do processo de aprendizagem, propiciando empoderamento econômico.
“É um dia para festejar as ações do governo federal, que está mudando vidas por meio destes computadores, da conectividade, da internet, principalmente para aqueles que mais precisam. Avançar, promover inclusão digital, é nossa principal missão. Olhar para as pessoas que vivem em locais de difícil acesso e poder transformar realidades”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “Esta é a maior destinação de equipamentos feita de uma só vez na história do programa Computadores para Inclusão, e levou a iniciativa a atingir a marca de 40 mil máquinas distribuídas no país”, completou.
Presidente da Caixa, Carlos Vieira também celebrou a parceria. “Quando falamos em inclusão digital, não estamos falando apenas de inclusão digital, mas de cidadania e de conhecimento. E o Ministério das Comunicações está de parabéns por fazer com que a cidadania e o conhecimento cheguem até as pessoas para que elas tenham voz e vida ativa a partir da inclusão digital. É o que torna o Brasil democrático”, enfatizou.
Também participaram do evento a secretária-executiva do MCom, Sônia Faustino Mendes; o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius; e o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Company, Victor Bicca. Pelo MDHC, além do ministro Silvio Almeida, estiveram presentes a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat; e a assessora especial de Participação Social e Diversidade, Anna Karla Pereira.
Computadores para Inclusão
Os equipamentos serão destinados a Pontos de Inclusão Digital (PIDs) em todos os estados, além do Distrito Federal. Eles fazem parte do primeiro lote de máquinas que serão recolhidas de agências da Caixa, por meio de acordo de cooperação técnica. Nos próximos dois anos, a expectativa é chegar a 40 mil computadores doados.
Até 2022, o Programa Computadores para Inclusão tinha uma média de 2,4 mil doações por ano. Já no ano passado, o Ministério das Comunicações dobrou o total de doações anuais e destinou 5,7 mil computadores. Para 2024, a meta do MCom é chegar a 12 mil máquinas doadas por meio da iniciativa.
Beneficiários
Pescadora da colônia Z-18, de Lagoa do Carro, município pernambucano, Maria das Neves dos Santos, conhecida como Maria das Águas, foi uma das representantes de entidades sociais que receberam os certificados de doação de computadores pelo Ministério das Comunicações.
Em seu discurso, Maria das Águas revelou a importância desta terça-feira. Além da comemoração pelo Dia Nacional da Inclusão Digital, a pescadora também celebra os 66 anos de idade e o recebimento de computadores para a colônia.
“Vivemos em uma área distante da capital, Recife, com muitos problemas de acesso à internet. É a primeira vez que vamos ter internet e computadores para as nossas pescadoras e pescadores”, disse.