Notícias

GGB lança vaquinha virtual para reformar sede

Genilson Coutinho,
17/02/2021 | 18h02
(Foto: Arquivo pessoal)

O GGB lançou uma vaquinha virtual, com o objetivo de levantar recursos financeiros para fazer a reforma de sua sede social localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, que está fechada, atendendo à recomendação dos órgãos públicos, e devido à necessidade de isolamento social.

O imóvel onde funcionam as atividades do grupo é tombado pelo IPAC como patrimônio histórico. A reforma será feita nos pisos internos, no pátio e nas paredes, com serviço de pintura e prevenção de umidade; nos telhados os serviços incluem verificação das condições das telhas de cerâmica, trocas de ripas, barrotes e aplicação de tratamento contra cupins; a fiação elétrica e de telefonia fixa e internet também deverão passar por reformas.

O GGB enfrenta algumas dificuldades financeiras, sobretudo agora, nesse momento delicado de pandemia. De acordo com Cristiano Santos, diretor da entidade, “a sede permaneceu fechada por muito tempo, e como a área que estamos no Pelourinho é úmida, acrescido pela ação do salitre, muita coisa se deteriorou”. Segundo Cristiano, com a proximidade do inverno, a situação poderá se agravar ainda mais.

O grupo não possui fonte geradora de recursos financeiros e as atividades são realizadas por meio de projetos específicos.

O GGB funciona em um prédio histórico composto de 3 andares, na Rua Frei Vicente, 24. Oferece atendimento diário às pessoas para a distribuição de preservativos gratuitos, consultório psicológico, encaminhamentos aos serviços de saúde, espaço para reuniões de grupos específicos, ou espaço de lazer e convivência para a comunidade, inclusive turistas estrangeiros e nacionais.

Para conhecer melhor o projeto, os interessados em contribuir podem acessar a Vakinha .

O Grupo Gay da Bahia foi fundado em 1980, pelo decano antropólogo Luiz Mott, é o mais antigo em atuação e funcionamento no Brasil e na América Latina, acumulando 41 anos de ativismo em alguns momentos da história de muita tensão e opressão. Na opinião de Caetano Veloso, “O GGB é o Orgulho da Bahia”.