Fórum LGBTI+ impactou 10,2 milhões de pessoas em 2025 e destacou empresas e profissionais em premiação
O Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ realizou a 3ª edição do Prêmio Fórum Profissionais do Ano 2025 na sede do C6 Bank, em São Paulo. A celebração marca o reconhecimento de indivíduos e empresas signatárias que se destacaram durante o ano por meio de ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) voltadas aos direitos humanos LGBTI+.
Foram 10 premiados das empresas signatárias, além de dois homenageados especiais relacionados à criação do Fórum em 2013. Um deles foi Beto de Jesus, atualmente atuando como Country Program Manager na AIDS Healthcare Foundation – AHF; e Paulino Hashimoto, fundador do Fórum e Change Management, Culture & Corporate Values, Senior Manager na Whirpool entre 1993 e 2015. Entre os homenageados especiais estão: Antonietta Varlese, SVP Americas em Communications, Sustainability & Institucional Relations na Accor; Patrícia Valoni, Líder de Cidadania Corporativa & Inclusão na AVANADE; e duas profissionais da Burson, empresa parceira técnica do Fórum: Deborah Costa, Account Manager, e Regina Brito, Account Executive Jr.
Confira a lista completa dos 10 premiados de 2025:
- Milena Pessoa, Gerente de Sustentabilidade e Qualidade de vida na Sompo Seguros;
- Julia Miranda, Gerente executiva de Inclusão, Diversidade e Sustentabilidade Corporativa na PWC Brasil;
- Geane Muricy de Souza, Engagement & Inclusion Specialist LATAM na John Deere;
- Nathália Fernandes, Designer Sênior de Pessoas e Cultura na Alcoa;
- Isabel Melo, responsável por Cultura, Clima Organizacional e Diversidade na Petrobras;
- Maithê Paris, Vice-residente no Ernest Young Institute;
- Elaine Pasquinelli, Supervisora em Diversidade, Equidade e Inclusão na Deloitte;
- Bruno Pinto, Gerente de Comunicação Corporativa na PMI;
- Matheus Oliveira, Gerente de ESG na Atento;
- Marcel Fracarolli Nunes, Sócio na Trench, Rossi e Watanabe Advogados.
Para Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum, o saldo de 2025 foi positivo, apesar de várias empresas que deixaram de ser signatárias. As empresas que permaneceram no Fórum participaram efetivamente das ações e realizaram mais ações de respeito e promoção dos direitos LGBTI+ internamente e na comunidade. “Não teríamos o grande resultado que tivemos neste ano sem as ações práticas das empresas signatárias e das organizações aliadas e parceiras do Fórum, que apesar dos desafios enfrentados neste ano com políticas contra DE&I, se mantiveram firmes na luta a favor dos direitos humanos”, conclui.
Durante o evento foi evidenciado entre 50 e 65 mil empresas fornecedoras ligadas às empresas signatárias do Fórum. Também foi ressaltado que, com empregados e seus familiares, 10,2 milhões de pessoas estão relacionadas às empresas signatárias, ou seja, 1 a cada 27 brasileiros (5% da população). O encontro trouxe as principais perspectivas para DE&I em 2026, além de ouvir lideranças e fortalecer parcerias importantes, como o Transempregos, Parada do Orgulho LGBT+ de SP, To.gather, Instituto Ethos, Aliança Nacional LGBTI+ e Instituto Matizes.
Líderes e representantes compartilharam seus principais desafios e conquistas neste ano, inclusive Daniella Donaldio, head de ESG e sustentabilidade no C6 Bank: “Olhar para dentro de casa foi fundamental para seguir com nossas adesões internas. Sensibilizações e letramento internos foram essenciais para dar mais consistência às ações e gerar maior impacto nas ações na comunidade.”, afirma.
O último encontro de 2025 foi marcado pela retrospectiva do ano e a celebração do movimento que articula grandes empresas e organizações da sociedade civil em torno do tema da diversidade sexual e de gênero no ambiente empresarial e na sociedade. As empresas que permaneceram no Fórum entendem que promover o respeito a todas as pessoas não é tarefa individual, mas coletiva, que exige articulação e aprendizados compartilhados para garantir avanços na agenda.