Madrinha do Projeto Axé, fundado pelo italiano Cesare de Florio La Rocca, ONG que atende há 24 anos, mais de 20 mil crianças, adolescentes e jovens socialmente desfavorecidos na Cidade de Salvador,Bahia. A cantora italiana convida para sua apresentação, na posição de participações especias bailarinos e percussionistas orientados na Arteducação do Projeto Axé.
Conhecida como “a diva da música italiana”, a cantora e compositora Fiorella Mannoia faz sua primeira apresentação no Brasil – no dia 06 de junho (6ª feira), às 21h, no Auditório Ibirapuera. No dia 07 de junho ( sábado), às 21h, a cantora se apresenta no Teatro Castro Alves, na capital baiana.
O show marca o lançamento do CD “SUD”- uma homenagem ao sul do mundo – e conta com a participação especial de jovens bailarinos e percussionistas do Projeto Axé, com sede em Salvador (BA).
O show de Fiorella – uma realização da produtora cultural Amália Tarallo em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil – integra a programação de ITÁLIA NA COPA, projeto idealizado pela representação diplomática italiana, com o objetivo de promover a imagem do país, através de atividades culturais, sociais e científico tecnológicas. A programação teve início em abril com a apresentação da cantora Mariella Nava.
Com 40 anos de carreira, Fiorella é um dos grandes nomes da música italiana atual, com forte interação com a ‘word music’ .Seu CD “SUD” é o primeiro com composições suas. Acompanhada por sua banda, a artista apresenta,no show de lançamento do álbum, as canções “Si solo mi guardasse” e “In Viaggio”, letras de sua autoria, “Ah Che Sarà”(versão em italiano da música O que Será, de Chico Buarque de Hollanda) ,”Quando eu venho de Luanda”, música interpretada pelos jovens do Projeto Axé, “I Treni a Vapore”, com um arranjo percussivo marcante, “No è um film”, com um rap na abertura e gravada com a participação especial do MC Frankie HI-NRG , “Convivere”, uma toada com arranjo caribenho, “Quando l’angelo vola”, com uma introdução e arranjo de raízes africanas, a balada “Il Cielo d’Irlanda” e as românticas como “Io Non ho paura”, “Portami via” e a música que é tema do Cd “Torno al sud”( Vuelvo ao sur), de Astor Piazzola, com tradução e adaptação da letra feita por Fiorella, entre outras.