Filme sobre vivências de mulheres lésbicas tem pré-estreia no Cineclube Violeta
Documentário de curta-metragem, “O QUE VOCÊ É sai por todos os lados” é dirigido por Larissa Lacerda
A invisibilidade de mulheres lésbicas não é apenas uma teoria sociopolítica: ela tem impactos concretos na vida de muitas pessoas. No documentário “O QUE VOCÊ É sai por todos os lados”, a diretora Larissa Lacerda relata sua experiência como filha e irmã de mulheres lésbicas na Bahia dos anos 1980 e 1990, expondo desafios enfrentados por aquelas a quem não se permite ser vistas. O curta-metragem terá pré-estreia na edição de fevereiro do Cineclube Violeta, projeto de valorização e distribuição do cinema nacional Lésbico-Bissexual-Transexual (LBT) em Salvador. A sessão, compartilhada com outras três produções, será no dia 20, às 19h, no Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória), com entrada franca e acessibilidade para pessoas surdas.
Por meio de uma cartografia afetiva, o filme estabelece conexões emocionais com as vivências retratadas em contexto familiar. Em primeira pessoa, Larissa Lacerda – que assina direção, roteiro, fotografia e montagem – conduz e narra uma aproximação íntima à sua família, revelando sentimentos e sensações vinculados às suas memórias, elaborações e cotidianos. Empurrada para um casamento heterossexual e o nascimento de duas filhas, sua mãe encontra no amor por mulheres os seus movimentos por liberdade, mesmo diante dos apagamentos impostos à sua existência e às de quem a rodeia.
Historicamente, até mesmo dentro do feminismo e do movimento LGBT+, a lesbianidade foi sistematicamente invisibilizada. O projeto nasce do compromisso de evidenciar experiências lésbicas na sociedade, inspirado no pensamento de poetas, escritoras e intelectuais lésbicas como Audre Lorde (1934-1992), Maya Angelou (1928-2014), Adrienne Rich (1929-2012) e Monique Wittig (1935-2003), que denunciaram a heteronormatividade como uma instituição de dominação e silenciamento. Nessa trilha histórica, e considerando a escassez de narrativas que abordem de modo expressivo a presença lésbica na vida social, o desejo é de contribuir para uma reparação histórica dessas vozes e de construir futuros mais democráticos.
“‘O silêncio não vai nos proteger’, como disse Audre Lorde. O silêncio pode ser uma estratégia de sobrevivência, um modo de viver desejos e liberdades de forma individual em contextos de opressão. Mas o silêncio é uma ilha, nos deixa isoladas. Ao rompê-lo, saímos do privado, do particular e vamos para a coletividade”, contextualiza Larissa Lacerda. “É só assim que podemos transformar a sociedade. Quando transbordamos essas ilhas e construímos pontes, mostramos que nossa existência é uma possibilidade dentro da sociedade, e não fora dela”, completa ela.
Com realização da Dimenti Produções Culturais, coordenação de produção de Ellen Mello, consultoria de roteiro de Tais Amordivino, desenho de som e mixagem de Andrea Martins, design gráfico de Luíza Senna e canção tema de Josyara, “O QUE VOCÊ É sai por todos os lados“ resulta do projeto “L de LIBERDADE: espaços de lesbianidades”, contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal. Durante todo o ano de 2024, em encontros de diversas naturezas, uma equipe em sua grande maioria composta de mulheres lésbicas construiu as bases para que a produção se desenhasse, incluindo também Fernanda Silva na assistência de direção, Dedê Fatumma na consultoria teórica e Adriele do Carmo na consultoria de pesquisa.
SOBRE LARISSA LACERDA – Larissa Lacerda é artista-pesquisadora sapatão, cujo trabalho se concentra em processos criativos impulsionados pela memória e subjetividades. Atualmente, dedica-se a pensar cenas de lesbianidades nas artes como contra-arquivos de resistência. Com uma trajetória multifacetada, atua como diretora, curadora, performer, iluminadora, atriz e cantora, com ênfase no audiovisual e nas artes cênicas. Integrante da Dimenti, é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de bacharel em Direção Teatral e licenciada em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Entre seus principais trabalhos, destacam-se a performance solo “…nenhuma carta” (2016-2017), apresentada em festivais pelo Brasil, a direção e fotografia da série de videocasts “TOCA! na Mão” (2020-2021) e a iluminação do premiado espetáculo “Vermelho Melodrama”, com direção de Jorge Alencar.
SINOPSE – No documentário de curta-metragem “O QUE VOCÊ É sai por todos os lados“, a diretora Larissa Lacerda reflete sobre a sua experiência de ser filha e irmã de mulheres lésbicas e investiga como as ausências e silenciamentos que marcaram sua infância e adolescência reverberam em sua vida. Partindo da história de sua mãe, uma mulher que começou a viver experiências amorosas lésbicas no interior da Bahia nas décadas de 1980 e 1990, o filme traça um percurso entre gerações, revelando impactos da invisibilidade dessas relações em sua família que transbordam na relação de Larissa com seu enteado. Narrado em primeira pessoa e com o registro de momentos cotidianos gravados pela própria diretora, o documentário constrói uma aproximação sensível entre essas vivências, evidenciando como afetos, desobediências e resistências atravessam o tempo e transformam as formas de existir em família.
SERVIÇO
O QUE VOCÊ É sai por todos os lados
Um filme de Larissa Lacerda
Brasil | 2025 | 24 minutos | Classificação livre
Pré-estreia e bate-papo no Cineclube Violeta
Sessão compartilhada com:
O Natal de 1986 (Marina Bastos/SaPatrônica, 2023)
Vó, a senhora é lésbica? (Bruna Fonseca e Larissa Lima, 2019)
O Fundo dos Nossos Corações (Letícia Leão, 2021)
Quando: 20 de fevereiro de 2025 (quinta-feira), 19h
Onde: Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito
Acessibilidade: Filme com legendas para surdos e ensurdecidos; bate-papo com tradução em Libras
Siga: www.instagram.com/ldesapatao
Realização: Dimenti Produções Culturais