Filme “Ninguéns”, longa-metragem de Bruno Masi será exibido hoje na Saladearte Cinema do Museu
“Ninguéns” retrata a rotina de personagens reais, excluídos e invisíveis socialmente, que vivem nas ruas de Salvador sofrendo todo tipo de discriminação. O longa, que será exibido hoje (24/08), na Saladearte Cinema do Museu, é um compilado da série documental de mesmo nome, exibida em cinco episódios de 26 minutos pela TV Educativa no ano passado.
“Buscamos retratar o lado humano dessas pessoas, a fragilidade delas. Tiramos o foco da marginalização e abordamos questões como saúde e a possibilidade concreta de reconstrução”, destaca Bruno Masi, diretor do filme.
“Ninguéns” contou com assessoria científica do psiquiatra e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Nery Filho, que durante muitos anos coordenou o Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA). Logo após a exibição do filme, Nery participa de um bate-papo sobre o tema.
O filme reforça, além da necessidade de tornar visíveis esses cidadãos, a importância da efetiva implementação da política de Redução de Danos, para diminuir os riscos associados ao abuso de substâncias psicoativas e de enxergar essa população extremamente vulnerável pela ótica da saúde e da assistência social, através de cuidados e afeto.
Serviço:
O que: Mostra “Ninguéns”
Onde: Saladearte Cinema do Museu
Avenida Sete de Setembro 2195 – Corredor da Vitória – Museu Geológico
Quando: 24 de agosto (quinta-feira)
19 horas – Apresentação do filme e Bate-papo com a participação de Antônio Nery Filho