Com homenagem ao Boi Bilha, evento celebra a arte de Maragogipinho com feira de artesanato, rodada de negócios, cursos de qualificação, visitas às olarias e shows de atrações nacionais
Um ofício moldado pelas mãos de um povo forte e resiliente que, há 300 anos, faz do barro a sua arte. O II Festival da Cerâmica Maragogipinho celebra, de 14 a 17 de novembro, a tradição de mestras e mestres ceramistas, artesãs e artesãos de Maragogipinho, localidade reconhecida pela UNESCO, desde 2004, como maior centro cerâmico da América Latina.
Com o tema “Cerâmica e Tradição: Celebrando o Boi Bilha”, o Festival traz quatro dias de intensa programação que inclui a Feira Artesanato da Bahia, rodada de negócios, mostras artísticas, cursos de qualificação, visitas às olarias, gastronomia e shows musicais de atrações como Sandra Sá, Luiz Caldas, Jau, Sambaiana, Aloísio Menezes, Dão Black, além de artistas locais.
Protagonizando a cerâmica e seus artistas, a iniciativa se consolida no calendário de eventos culturais da Bahia como uma realização fundamental para a promoção da arte ceramista de Maragogipinho, proporcionando um espaço de comercialização direta de obras, capacitação de oleiros e estímulo ao turismo de experiência.
“O Festival da Cerâmica abre uma janela potente para que mais pessoas da Bahia e do Brasil conheçam a beleza que é Maragogipinho e se deslumbrem com a arte tão particular e genuína daquele povo. Nesta edição, damos continuidade ao trabalho que desenvolvemos de fortalecimento dessa comunidade e do seu ofício”, destaca a gestora sociocultural Jaqueline Azevedo, diretora da Associação Fábrica Cultural, que co-realiza o Festival.