Arte e Exposições

No Circuito

Feira Artesanato da Bahia encerrada com sucesso no Acampamento Terra Livre

Genilson Coutinho,
08/11/2024 | 23h11

Sucesso de público, a Feira Artesanato da Bahia, encerrada ontem (07/11), atraiu muitos convidados ao VI Acampamento Terra Livre – Bahia, na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia, no CAB. Na Feira, foram comercializados produtos criados por 80 artesãos e artesãos indígenas de diversas regiões do estado.
Durante quatro dias, os apreciadores das artes dos povos originários tiveram a oportunidade de conhecer de perto e adquirir produtos das mãos dos artesãos expositores na Feira. Com matéria prima nativa, os indígenas trouxeram produtos com composições que vão do tradicional ao contemporâneo.
Durante o Acampamento, evento promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia- Mopoiba, na manhã da quinta-feira (07/11), houve a entrega de duas Carteiras Nacionais, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues. Além disso, o cadastramento, ação promovida pela Coordenação de Fomento ao Artesanato, fez a entrega de 250 carteiras a artesãs e artesãos indígenas.
“Foi um sucesso a realização desse Feira Indígena Especial, que promovemos no Acampamento Terra Livre. Tivemos a participação de 80 artesãs e artesãos, 34 etnias e mais de 40 mil reais em vendas. Além das entregas de carteiras, tivemos também 106 inscrições. Foi muito bonito, uma experiência que nos deixa animados para fazer muito melhor no próximo ano”, festeja Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato.
O acampamento dos povos originários da Bahia contou também com a presença do Cadastramento da Carteira Nacional do Artesão. Nesta ação, foi realizada a emissão do documento que reconhece a profissão de artesãs e artesãos indígenas.
A realização da Feira Artesanato da Bahia é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Associação Fábrica Cultural.