Exposição irá reunir coleção de brinquedos feitos à mão no Palacete das Artes
O Palacete das Artes recebe, de 27 de abril a 26 de junho, a exposição Brinquedos à Mão – Coleção Sálua Chequer, com mais de mil e trezentos objetos utilizados pela infância de antigamente e ainda muito presentes nas comunidades interioranas do Nordeste brasileiro. O acervo pertence a Sálua Chequer, colecionadora e pesquisadora de cultura popular, que assina a curadoria da mostra junto com o artista visual Zé de Rocha. O projeto é uma idealização e realização da Trevo Produções, com apoio financeiro do Governo da Bahia (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
As peças foram coletadas ao longo dos últimos 30 anos, durante pesquisas de campo em diversas cidades do interior e nas capitais de estados do Nordeste. Os brinquedos foram adquiridos por artesãos, presenteados por amigos e garimpados em feiras livres nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí.
Para chegar ao formato final da exposição, os curadores levaram em conta o diálogo entre três olhares: o olhar de quem criou o brinquedo, o olhar da colecionadora que o escolheu e o olhar do espectador que se encanta com o objeto. Em foco, a recuperação da importância e do valor pedagógico dos brinquedos populares como referência para as antigas e as novas gerações.
As peças, expostas em suportes diversos, não são apresentadas como peças de museu. Ao contrário, convidam ao movimento. Representam cenas do cotidiano e utensílios de trabalho como, por exemplo, pequenos moedores de cana-de-açúcar, carro de boi e moinhos de água. Há ainda mobílias de madeira para a tradicional brincadeira de casinha, com mesinhas, cadeiras, sofás, geladeiras, camas e guarda-roupas, e miniaturas de utensílios domésticos como peneiras, baldes e panelinhas feitos em barro, madeira e metal.
As crianças que forem à exposição poderão saciar a vontade de brincar no espaço reservado chamado de Cantinho do Brincar, com objetos lúdicos como cinco marias, pula corda, bolinhas de gude, piões, dentre outros. Além disso, durante nove domingos (01/maio a 26/junho) acontecerão oficinas e atividades lúdicas para os visitantes mirins às 15h, no pátio externo do Palacete das Artes, como programação complementar da exposição. Esses momentos contemplam oficinas de pinturas, de confecção de roupinhas para bonecos e de confecção de brinquedos com material reciclável, contação de histórias, recreação com brincantes, entre outras atividades.
O público de professores de educação infantil e psicólogos também será contemplado com a oficina Resgate de brincadeiras tradicionais, parlendas e estórias, que será ministrada pela própria pesquisadora Sálua Chequer. A oficina vai abordar o valor das brincadeiras, cantigas, parlendas e estórias na formação da criança, além da possibilidade de associar este universo com outras áreas do conhecimento, como a literatura. Serão três turmas, com encontros que acontecerão em três sábados, 29/04, 14/05 e 04/06. Cada turma terá 30 vagas, mediante inscrição.
A colecionadora: Nascida na cidade baiana de Ibirataia, Sálua Chequer é educadora, musicista, pesquisadora e brincante. Desde 1980, atua na área da cultura popular. Foi assim que observou a presença marcante dos brinquedos artesanais em feiras livres, mercados populares, exposições de artesanato em várias cidades do interior do Nordeste e nas capitais. Fascinada pelo colorido, pelas formas e pelo entusiasmo dos artesãos, a pesquisadora começou a adquirir alguns brinquedos. Mas não bastava tê-los: era preciso saber quem fez, para quem fez e porque fez.
O interesse foi crescendo e Sálua Chequer decidiu fazer Mestrado em Arte, Educação e Gestão Cultural, tendo como objeto de pesquisa o Brinquedo Popular, pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo (UIMP)/Instituto de Educação Brasil-Espanha (IEBE).
Ficha técnica:
Pesquisa e acervo – Sálua Chequer
Curadoria – Sálua Chequer e Zé de Rocha
Coordenação geral – Trevo Produções
Produção Executiva – Vanessa Vieira
Projeto expográfico – Zé de Rocha e Vanessa Cerqueira
Coordenação de montagem – Marcos Clement
Assessoria de imprensa – Viva Comunicação Interativa
Programação visual – Alltera Comunicação
Realização – Trevo Produções
Apoio institucional – Palacete das Artes e IPAC
Apoio financeiro – Governo da Bahia (Edital Agitação Cultural – Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
Exposição Brinquedos à mão – Coleção Sálua Chequer
Local: Palacete das Artes
Endereço: Rua da Graça, 289 – Graça
Abertura: 26 de abril, às 19h
Visitação: 27 de abril a 26 de junho
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 14h às 19h.
Tel.: 3117-6987 / 6910
Oficinas e atividades lúdicas: Domingos (01/05 a 26/06), às 15h.
Oficinas para professores: Três sábados (29/04, 14/05 e 04/06)