Arte e Exposições

No Circuito

Estúdio África realiza Aula Pública sobre história e estética da fotografia africana

Genilson Coutinho,
16/09/2022 | 00h09

O Estúdio África, projeto de intercâmbio, formação, montagem e circulação no campo da fotografia, realiza no dia 22 de setembro de 2022 uma aula pública sobre a história e estética da fotografia africana. Ministrada pela antropóloga Goli Guerreiro, a aula é aberta ao público geral e traça um breve panorama, contextualizando os artistas mais importantes das últimas décadas na fotografia africana contemporânea e destacando a fotógrafa malinesa Fatoumata Diabaté, internacionalmente reconhecida e premiada, que vem à Salvador participar do projeto. A aula acontece das 18h30 às 21h30, no Teatro do Goethe-Institut Salvador-Bahia. As vagas estão sujeitas à lotação do espaço (130 lugares). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link https://bit.ly/aulapublica-estudioafrica

O roteiro da aula passa pelos primórdios e popularização da fotografia, até a invenção da estética africana e suas releituras contemporâneas. O conteúdo será apresentado através de uma mostra comentada de frames, mestres e ambiências da fotografia africana, imagens de fotógrafos ambulantes e de estúdios que narram a história cultural e as práticas da fotografia na África Ocidental.

“Essa aula pública é uma chance incrível de compartilhar a pesquisa sobre um dos campos mais atraentes da história cultural da África. Os trânsitos estéticos da fotografia africana, estabelecidos desde o final do século 19, delinearam uma iconografia belíssima. Vai ser massa trocar ideias com as pessoas envolvidas com o Estúdio África e com as curiosas por esse repertório majestoso e imaginativo, que se distancia cada vez mais do padrão ocidental”, afirma Goli Guerreiro, que também é idealizadora, curadora e supervisora pedagógica do projeto.

A aula pública integra a primeira etapa de uma série de atividades promovidas pelo Estúdio África entre os meses de setembro e novembro de 2022, que incluem a participação de Fatoumata Diabaté numa residência artística direcionada a fotógrafas negras (pretas e pardas) e indígenas da Bahia e a produção de estúdios fotográficos de rua criados em colaboração. Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do projeto @estudioafrica.ba (Instagram e Facebook).

Idealizado por Goli Guerreiro, o projeto Estúdio África: Conexão Mali-Bahia é uma realização da Ana Camila Comunicação & Cultura e conta com a parceria do Consulado Geral da França em Recife e com o apoio financeiro do Estado da Bahia através do Fundo Cultura, Fundação Cultural, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

SERVIÇO

Aula pública sobre a história e estética da fotografia africana

com Goli Guerreiro

Dia 22 de setembro de 2022, das 18h30 às 21h30

Local: Teatro do Goethe-Institut Salvador-BA

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória

Vagas sujeitas à lotação do espaço (130 lugares)

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/aulapublica-estudioafrica

Dúvidas: estudioafrica.ba@gmail.com

SOBRE GOLI GUERREIRO

Goli Guerreiro, baiana de Salvador, é pós-doutora em antropologia, ensaísta e curadora de fotografia. Pesquisadora independente da diáspora africana, se debruça sobre repertórios estéticos do mundo atlântico traduzidos em vários formatos: consultorias, palestras, oficinas, mostras iconográficas, coleções de moda, narrativas audiovisuais e literárias. Tem seis livros publicados, entre eles “Terceira diáspora”, “Trama dos tambores” e o romance “Alzira está morta”. É curadora do Acervo Arlete Soares – AAS.

Instagram: @goliguerreiro / @acervoarletesoares

Blog: terceiradiaspora.blogspot.com