Espetáculo “O Sapato do Meu Tio” estreia neste sábado (12) no Teatro Módulo
Em cartaz no Teatro Módulo, “O Sapato do Meu Tio” apresenta sua aclamada encenação não verbal, onde drama e comédia se entrelaçam para falar do tempo, da memória e dos laços que nos unem.
Com texto de Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi, a montagem protagonizada por Alan Miranda e João Lima, a peça explora a relação entre um palhaço experiente e seu sobrinho aprendiz, oferecendo ao público uma experiência sensível e comovente sobre os ciclos da vida e os afetos que marcam nossas histórias.
O nome da peça é também uma referência direta ao universo da palhaçaria, remetendo a elementos simbólicos tradicionalmente passados de geração em geração, como técnicas o nariz vermelho e o sapato grande.
A história de “O Sapato do Meu Tio” teve início em 2005, em Salvador, com os autores/atores Alexandre Luis Casali e Lucio Tranchesi no palco e direção de João Lima. No mesmo ano de sua estreia, a peça foi laureada no Prêmio Braskem de Teatro nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção (João Lima) e Melhor Ator (Lúcio Tranchesi), rapidamente consolidando-se como um dos espetáculos mais representativos do teatro baiano. Realizou temporadas contínuas por diversos teatros no Brasil e no exterior, além de participar de importantes festivais internacionais, como o Edinburgh Festival Fringe, na Escócia, e o Festival d’Avignon, na França, um dos maiores do mundo.
Ao assumir a direção do espetáculo, Lucio Tranchesi comenta o desejo de que “a montagem preservasse a essência original, mas também se alimentasse das vivências dos novos intérpretes”.
Lucio tem grande conhecimento de causa. Não só por ser um dos intérpretes originais da peça, mas por ser um dos grandes atores da cena baiana e nacional. Sobre o elenco, o diretor diz que a escolha se deu de forma inusitada: “depois de algumas tentativas de remontar o espetáculo, Alan Miranda, incentivado por Alexandre Luis Casali, propôs não só interpretar o sobrinho, como também produzir o espetáculo. Anteriormente, estaríamos no elenco eu e Alan, com a direção de João Lima. Mas o Tio é o palhaço de João — dedicado ao ofício, mestre, comprometido com a pesquisa da arte da palhaçaria —, então não víamos ninguém mais adequado para levar nossa história adiante.”
Para João Lima, que dirigiu a primeira versão da peça e agora atua como ator, a experiência é inversa: “Tive que lutar contra o impulso de me autocriticar, de me sabotar — afinal, eu ‘deveria’ saber tudo de primeira. Mas veio também o prazer de vencer a mim mesmo e a felicidade de participar de um belo espetáculo que, tenho certeza, vai emocionar muita gente”. Além de diretor, João é ator, palhaço e diretor formado pela UFBA, sendo um dos principais nomes da arte do palhaço na Bahia.
Alan Miranda, o mais novo integrante do grupo, é ator, diretor e escritor teatral formado pela UFBA, onde atua também como pesquisador no mestrado. Iniciou sua carreira com a Cia. Baiana de Patifaria, em “Capitães da Areia”. Em seguida, trabalhou em diversas peças musicais, como “Donzelos Anônimos”, “Isto É Bom Demais” e “Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia”, com direção de Fernando Guerreiro. Recentemente, integrou o elenco dos espetáculos “Compadre de Ogum” e “As Aventuras do Maluco Beleza”, ambos dirigidos por Edvard Passos.
A montagem conta com Agamenon de Abreu na cenografia e adereços, Rino Carvalho e Lucimaureen Agra no figurino, Geovane Nascimento na iluminação e Jarbas Bittencourt na direção musical.
A realização é da Miranda Produções, produtora atuante no cenário cultural baiano, responsável por iniciativas como “Curta a Casa do Benin”, “Black Stand Up Comedy”, “Festival de Stand Up CBX”, a websérie “Os Deraldos” (Netflix) e o quadro “Humor Negro de Verdade” (AfroTV). Atualmente, a produtora desenvolve projetos como o longa-metragem “O Último Rábula”, as webséries “Psicomédia” e “Salvador Pelo Avesso”, além das oficinas formativas “Polo de Dramaturgia Audiovisual – PODA”, “Melanina na Tela” e “Da Ideia para a Tela”.
FICHA TÉCNICA:
O SAPATO DO MEU TIO
Estreia 12/07
Sábados de julho e agosto de 2025
19 horas
Teatro Módulo
Classificação livre
Ingressos:
R$ 80,00 inteira – R$ 40,00 meia
no Sympla e na bilheteria do teatro
Autores
Lucio Tranchesi
Alexandre Luis Casali
Direção
Lucio Tranchesi
Elenco
Alan Miranda
João Lima
Direção Musical:
Jarbas Bittencourt
Cenografia e adereços:
Agamenon de Abreu
Cenotecnia:
Agnaldo Queiroz
Figurino:
Lucimaureen Agra
Rino Carvalho
Iluminação:
Geovane Nascimento
Cenotecnia e Operação de Som:
Murilo Alban
Criação da Marca e Identidade Visual:
Cristian Jungwirth
Design Gráfico e Tratamento de Imagem:
Drezin
Fotografia:
Diney Araújo
Coordenação de Produção:
Alan Miranda
Neide Santiago
Produção Executiva:
Alan Miranda
Eloá Santiago
Samile Moura
Assistente de produção:
Artur Santiago
Gabriel Moura
Gustavo Ferreira
Pedro Henrique
Realização
Miranda Produções
Apoio cultural:
Smart Audius
Apoio Financeiro:
O SAPATO DO MEU TIO tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
