Acontece neste sábado (9) e domingo (10), no Centro Cultural Sesi Casa Branca, às 19h, a apresentação da peça “O Nego Tião”, que está entre os cinco espetáculos do interior baiano selecionados para compor a Mostra Interior em Cena do Prêmio Bahia Aplaude. A programação da mostra vai até dia 24 de novembro, dividida entre o Centro Cultural Sesi Casa Branca e o Teatro Sesi Rio Vermelho. Cada espetáculo se apresenta duas vezes para concorrer a uma indicação na premiação em 2025. Ingressos: https://www.sympla.com.br/mostra-interior-em-cena-o-nego-tiAo__2690832
Este ano marca a 30ª edição da premiação que, desde 2023, possibilita que espetáculos do interior concorram nas mesmas nove categorias que as produções da capital baiana. As peças concorrentes são: “O Nego Tião” (Simões Filho), “O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui” (Feira de Santana), “Flor D’água, Mulher Rio” (Carinhanha), “O Theatro da Independência – Se as personagens falassem” (Valença) e “Desassossego” (Uibaí).
Com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, a edição comemorativa marca a assinatura da Aplaude Produções como produtora e realizadora do evento, tendo à frente o produtor Jorge Albuquerque, com a coordenação geral da Caderno 2 Produções. Os demais espetáculos do circuito soteropolitano ainda podem se inscrever até março de 2025. O Edital e regulamento completos estão disponíveis no site: www.bahiaaplaude.com.br.
Os indicados ao Prêmio Bahia Aplaude, tanto da capital quanto do interior, concorrem nas categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantojuvenil, Direção, Ator, Atriz, Texto, Revelação, Performance e Categoria Especial e apresentam-se na Mostra Bahia Aplaude, que precede a cerimônia de premiação.
SERVIÇO
Mostra Interior em Cena 2024 – Prêmio Bahia Aplaude
Espetáculo: O Nego Tião
Datas e horários: 09 e 10/11 | 19h
Local: Centro Cultural Sesi Casa Branca
Classificação: Adulto
Ingressos: https://www.sympla.com.br/mostra-interior-em-cena-o-nego-tiAo__2690832
SINOPSE
Tragédia contextualizada em tempos de escravidão, narrada por uma preta velha chamada Candimba. Conta a história de Tião, jovem escravizado que busca libertar a si e a seu povo das mãos da violência dos escravizadores. Tião busca de várias maneiras libertar seu povo, sendo muitas vezes mal visto até pelos seus. Durante suas aventuras, vive um romance com Anastácia, e muitas vezes cai nas armadilhas da Quizumbeira Neca, que junto com o capitão do mato, Caxi, tentam a todo tempo derrubar Tião. Apesar disso, Tião conta com os conselhos de Matilde e o apoio de Cacimba.