Espetáculo Meninas contam a independência agita fim de semana da garotada em Salvador
Um espetáculo interativo infantojuvenil que celebra as mulheres que fizeram a Independência do Brasil na Bahia.
Duas atrizes descobrem um misterioso jogo de tabuleiro e embarcam numa divertida jornada rumo ao resgate da memória de mulheres que marcaram a história do Brasil.
“Meninas Contam a Independência” é uma peça-jogo interativa e lúdica, em que o palco se transforma em um grande tabuleiro repleto de desafios, enigmas e descobertas sobre heroínas como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica, a Cabocla e Urânia Vanério, a menina baiana que, com apenas dez anos, escreveu um dos panfletos mais ousados a favor da Independência.
O espetáculo é fruto de quatro anos do projeto “Meninas Podem!”, que reuniu meninas de 6 a 16 anos em oficinas teatrais dedicadas a investigar e recontar histórias de mulheres incríveis da vida real e do imaginário.
Com dramaturgia de Camila Guilera e Ana Luisa Fidalgo, e direção de Lara Couto, a montagem une arte, memória e representatividade em uma experiência sensível e potente, indicada como Melhor Espetáculo Infantojuvenil de 2024 pelo Prêmio Bahia Aplaude.
Criado e realizado por 26 mulheres, o espetáculo celebra o protagonismo feminino em todas as etapas do fazer teatral, da produção à cena, convidando o público a refletir, brincar e aprender junto.
Após circular por escolas, ONGs, hospitais e festivais dentro e fora da Bahia, “Meninas Contam a Independência” chega à Mostra Elas (En)Cena, realizada pela BoleBole Produções, que celebra a força criativa e transformadora das mulheres no teatro baiano contemporâneo.
A apresentação acontece no Teatro Módulo, e será seguida de um bate-papo em um momento leve de troca entre elenco, público e produção, inspirado no projeto “Meninas Podem”, com foco em inspirar as crianças a reconhecerem o poder das mulheres na história e acreditarem em seu próprio potencial criativo e transformador.
Serviço:
Domingo 9 de Novembro
11h
Teatro Modulo
Ficha Técnica
Atuação: Camila Guilera e Márcia Limma
Participação especial: Marina Fidalgo (voz em off da menina Urânia)
Direção: Lara Couto
Dramaturgia: Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera
Trilha Sonora Original: Carla Suzart e Neila Kadhí
Canções “O jogo” e “Cansanção” – Composição: Lara Couto;
Histórias das heroínas: Criação coletiva de Ana Luisa Fidalgo, Camila Guilera, Lara Couto e Márcia Limma
