Espetáculo com Rosamaria Murtinho ganha sessão extra em Salvador
Aos 93 anos, Rosamaria Murtinho mais uma vez sobe ao palco do Teatro Jorge Amado para celebrar sua carreira. Desta vez, aao lado da neta Sofia Mendonça para viver Iris Apfel em uma montagem que une memória, afeto e potência criativa entre gerações. Com sucesso absoluto de vendas, o espetáculo abriu uma sessão extra, com apresentação no domingo às 19h.
Em “Uma Vida em Cores”, uma obra com texto e direção de Cacau Hygino, acompanhamos o encontro entre uma mulher experiente, irreverente e cheia de histórias para contar livremente inspirada em Iris — e uma jovem jornalista, estagiária da Vogue americana, que recebe a missão de entrevistá-la. A montagem cumpre temporada em Salvador à convite do projeto Catálogo Brasileiro de Teatro (@catalogodeteatro) e marca uma nova fase do espetáculo que nasceu há mais de nove anos e que agora ganha uma releitura mais íntima e geracional. As apresentações serão dias 19 e 20 de Setembro, sábado e domingo, com ingressos à venda no Sympla.
A história do espetáculo começa em 2017, quando o ator e autor Cacau Hygino descobriu Iris Apfel pelas redes sociais. Intrigado com a imagem daquela senhora de óculos redondos, colares exuberantes e postura absolutamente contemporânea, decidiu descobrir quem ela era. Ao perceber, em uma foto, um tapete na entrada de um prédio com a inscrição “PA 480”, deduziu que se tratava do endereço da empresária em Nova York. Confirmada a suspeita por um amigo que morava na cidade, iniciou uma insistente tentativa de contato — cartas, telefonemas e envio de material sobre o projeto. Meses depois, Iris retornou a ligação. O encontro aconteceu em Nova York e dali nasceu uma amizade que resultaria no monólogo “Através da Iris”, protagonizado por Nathalia Timberg, com circulação nacional e teatros lotados até a interrupção causada pela pandemia. Com a impossibilidade de continuidade da montagem original, o texto permaneceu guardado até que Hygino decidiu retomá-lo sob uma nova perspectiva.
“UMA VIDA EM CORES”, é uma nova versão de “Através da Íris”, um monólogo marcante com Nathalia Timberg que estreou em 2018 e agora se retorna com novas camadas e cores, celebrando a coragem de se reinventar em qualquer idade. A peça se apresenta pelo Catálogo Brasileiro de Teatro (@catalogodeteatro) uma iniciativa do diretor artístico Fred Soares, realizada pela DaGente Produções (@dagenteproduz), com 26 edições realizadas. Com patrocínio do Shopping da Bahia e incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto realiza por ano 20 espetáculos do eixo Rio e São Paulo em Salvador, além de ações de formação e difusão, sendo considerando o maior projeto de circulação teatral do país.
Projeto CATÁLOGO BRASILEIRO DE TEATRO | 26ª EDIÇÃO
Espetáculo UMA VIDA EM CORES
Com Rosamaria Murtinho
Participações de Sofia Mendonça e Simone Soares
Participação em OFF: Heloisa Périssé
Texto e Direção: Cacau Hygino
Produção Executiva: Márcia Andrade
Direção de Produção: Filomena Mancuzo
SERVIÇO
Data: 19 e 20 de Setembro
Local: Teatro Jorge Amado
Horários: Sábado 19h e Domingo 17h e 19h
Classificação etária: 16 anos
Duração: 75 minutos
VALORES DE INGRESSOS – 3º LOTE
R$ 140,00 / 70,00
