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Entregadores do iFood receberam R$ 43 milhões em gorjetas em 2024

Genilson Coutinho,
17/12/2024 | 17h12

Após o sucesso e engajamento da retrospectiva anual do iFood para clientes, que traz curiosidades como pratos, culinárias e estabelecimentos preferidos do consumidor ao longo do ano, a plataforma apresenta, pela primeira vez, a Retrospectiva iFood para Entregadores, disponível no aplicativo usado pelos parceiros, a partir de 16 de dezembro. A retrospectiva faz um panorama de como foi a jornada de cada entregador com o iFood em 2024, incluindo informações como número de pedidos entregues, gorjetas, avaliações positivas e muito mais.

Os entregadores receberam 43 milhões de reais em gorjetas entre dezembro de 2023 e novembro de 2024, em comparação a 37.8 milhões de reais no ano passado. As gorjetas vieram de cerca de 3 milhões de clientes, o que significa que 5% dos consumidores do app contribuíram com algum valor. Quando se olha mês a mês, é possível ver que o espírito de natal chega ao bolso das pessoas. Foi em dezembro de 2023 o maior valor dado em gorjetas quando se analisa os últimos 12 meses: 4,4 milhões de reais. O iFood repassa 100% do valor das gorjetas aos entregadores. 

Em 2024, mais de 760 mil entregadores e entregadoras atuaram pelo iFood, incluindo motociclistas, ciclistas e motoristas de carro. Em média, mais de 360 mil deles estiveram ativos na plataforma mensalmente, em diferentes formatos de parceria, com pelo menos um pedido realizado. A retrospectiva reuniu dados que mostram que cada profissional foi responsável por entregar 468 pedidos este ano, em média. O principal momento de pico semanal de entregas foi aos domingos, às 20h. Ao longo do ano, mais de 130 milhões de avaliações positivas foram recebidas pelos entregadores, feitas pelo total de 55 milhões de clientes do aplicativo (jan a nov/24).

“A valorização do trabalho dos entregadores é um pilar fundamental para o iFood. Ao longo de 2024, milhares desses profissionais garantiram que milhões de pedidos fossem entregues aos consumidores, fazendo girar todo o ecossistema. Estamos empenhados em criar um ambiente onde os entregadores possam prosperar, com iniciativas que valorizem o seu trabalho. Nosso comprometimento é contínuo, para trazer mais dignidade, oportunidades, respeito, saúde e segurança para o dia a dia de cada um destes entregadores e entregadoras”, comenta Johnny Borges, diretor de Impacto Social do iFood.

Educação

Este ano, a empresa deu continuidade às suas iniciativas de valorização do entregador, como os programas educacionais que trouxeram novas oportunidades de desenvolvimento para muitos parceiros da plataforma. O programa Meu Diploma do Ensino Médio, por exemplo, ofereceu 25 mil bolsas de estudos para o curso preparatório ao Encceja em 2024. Deste total, cerca de 10 mil entregadores prestaram a prova e aguardam o resultado, que será divulgado em 23 de dezembro.

Respeito

A empresa também faz um balanço dos casos recebidos pela Central de Apoio Jurídico e Psicológico do iFood, uma iniciativa realizada em parceria com a organização global de advogadas negras Black Sisters in Law, garantindo o acesso à justiça e apoio emocional aos entregadores de forma gratuita. Em 2024, foram 212 casos finalizados e 409 ainda em andamento. Entre eles, aproximadamente 47% foram relacionados à discriminação  e 21% à agressão durante o trabalho de delivery (jan a nov/24).

Além disso, companhia investiu em campanhas de conscientização como a #BoraDescer, que incentiva os clientes a descerem do apartamento para receberem pedidos e promove a articulação junto a associações de síndicos e condomínios, somando o contato com mais de 2,5 mil síndicos do Rio de Janeiro, uma das praças foco da campanha. Com as ações, houve uma redução de 70% nos casos de conflitos na cidade (nov/23 a set/24).

O iFood também prezou pela transparência na relação com os entregadores e lançou este ano o Portal de Dados, com números como média de ganhos, horas trabalhadas, velocidade em rotas de entrega, entre outras informações relevantes.

No mês de Dezembro, também em parceria com as Black Sisters in Law e com apoio técnico da Secretaria de Acesso à Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o iFood lançou uma Cartilha de Direitos e Acesso à Justiça, abordando temas sobre letramento racial e regras de boas convivências entre clientes, estabelecimentos e entregadores.

Seguros e saúde

Saúde e bem-estar também fizeram parte da rotina dos entregadores em 2024. Os parceiros do iFood contaram com os planos de saúde e descontos em farmácias que são oferecidos pela plataforma. Durante o ano, foram mais de 27 mil consultas realizadas, por mais de 1.400 beneficiários. Os descontos em farmácia chegaram a R$ 10 milhões, com um valor médio economizado por compra de R$18. Cerca de 50 mil pessoas usaram os descontos em farmácia, em média, por mês (jan a out/24).

Segurança viária

Outro ponto importante para o iFood em 2024 foi a Segurança Viária, com o lançamento da área Visão Zero, com foco em ações para segurança dos entregadores no trânsito. Entre as primeiras ações da nova divisão da empresa, a partir também da escuta ativa dos entregadores, o iFood mudou a regra para calcular os tempos de rotas na plataforma, resultando em um aumento de cerca de cinco minutos, em média, a mais para rotas com mais de 6 km, que representam só 13% das entregas. Ainda que o tempo estimado fosse baseado na velocidade média das vias, a percepção do entregador era de que precisava acelerar em distâncias maiores. A área também realizou diversas ações durante a campanha de Maio Amarelo e testou e validou incentivos que estimulem uma mudança comportamental para  uma direção cada vez mais segura dos entregadores

Pontos de Apoio

Mais de 35 mil entregadores passaram mensalmente pelos Pontos de Apoio próprios do iFood, espaços pensados para comodidade dos profissionais entre uma entrega e outra, onde podem descansar, beber água, usar o banheiro e carregar o celular. Hoje, existem 29 Pontos de Apoio próprios do iFood, além de 206 em parceria com restaurantes, localizados em 15 municípios do país.