Notícias

Ouça este post.

Dramaturgo João Sanches, referência do teatro baiano, morre aos 47 anos

Genilson Coutinho,
19/07/2026 | 23h07
Foto: Arquivo pessoal

O dramaturgo, diretor teatral e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) João Sanches morreu neste domingo (19), aos 47 anos. A informação foi divulgada pelo diretor da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. A causa da morte não foi informada.

“João se foi. Gênio precoce, foi meu aluno aos 13 anos e acompanhei sua trajetória excepcional. Meu único diretor, fez comigo o Revele! e teve paciência para me aguentar. Em choque, a vida é um sopro”, escreveu Fernando Guerreiro nas redes sociais.

Referência das artes cênicas baianas, João Sanches construiu uma trajetória marcada pela criação artística, pela inovação e pela formação de novas gerações de artistas e pesquisadores. Professor da Escola de Teatro da Ufba e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), deixou uma contribuição significativa para o teatro brasileiro.

Ao longo da carreira, assinou montagens como “Eu te amo mesmo assim”, “Pelo Telephone”, “Boca a Boca: um solo para Gregório”, “Revele!” e “A Paixão de Cristo”. Seu trabalho recebeu reconhecimento com três Prêmios Braskem de Teatro, além de outras indicações ao longo da trajetória.

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) manifestou pesar pela morte do artista e destacou sua importância para a cena teatral baiana. A instituição também prestou solidariedade aos familiares, amigos, alunos, colegas de profissão e à comunidade artística.