Ouça este post.

DragCon Brasil anuncia primeiras atrações internacionais da edição 2026

Genilson Coutinho,
02/12/2025 | 13h12

Foto: Divulgação /assessoria

As queens mexicanas Gala Varo, Leexa Fox e Matraka são os primeiros nomes internacionais confirmados para a feira RuPaul’s DragCon Brasil, que acontece nos dias 05 e 06 de junho de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo. Criada por RuPaul e pela World of Wonder (produtora de RuPaul’s Drag Race e seus derivados), a chegada da DragCon ao país marca a primeira edição do evento na América Latina, aproximando artistas e fãs em uma programação que celebra performance, representatividade e o impacto da economia criativa queer na semana do orgulho. A versão nacional fica a cargo da Vamoz, empresa que licenciou oficialmente os direitos do evento.

Com mais de 15 anos de experiência como artista e cinco anos de trajetória no universo drag, Gala Varo é uma queen mexicana, originária de Morelia. Vice-campeã da primeira temporada de Drag Race México, ela se destacou pelo domínio de performance, acrobacia e presença cênica, o que a levou a ser convidada para integrar a primeira edição do RuPaul’s Drag Race Global All Stars, apresentado por RuPaul. Com referências que vão de Salvador Dalí a Remedios Varo, pintora espanhola surrealista e anarquista, Gala consolidou-se como um dos nomes mais fortes de sua temporada e uma das artistas mais representativas da cena drag contemporânea na América Latina. Ela também figura entre os nomes mais pedidos pelo público da DragCon Brasil.

Vencedora da segunda temporada do Drag Race México, Leexa Fox se tornou um dos nomes mais comentados da cena drag mexicana. Antes disso, competiu em La Más Draga, uma das maiores competições de drag da América Latina, onde ganhou destaque pelo carisma e pela força artística. Leexa começou a fazer drag após assistir à nona temporada de RuPaul’s Drag Race e hoje celebra o feito histórico de ser a primeira participante de La Más Draga a vencer uma temporada da franquia Drag Race. Ela também tem uma carreira como atriz de musicais.

Matraka, artista visual, dançarina e atriz originária de Guanajuato, conquistou o público na primeira temporada de Drag Race México com sua estética marcada pelo folclore latino e pela capacidade de transformar referências culturais em narrativas de impacto. Apesar de não ter vencido sua temporada, tornou-se uma das queens mais queridas dos brasileiros, especialmente pela criatividade, atitude e força simbólica de seu trabalho.

O time mexicano da DragCon representa o orgulho latino que define a cultura drag da região, levando ao palco e aos estúdios do evento uma identidade que mistura memória, irreverência e potência visual.

SOBRE A DRAGCON BRASIL
Criada por RuPaul e pela World of Wonder, a DragCon nasceu em 2015 com a proposta de transformar a arte drag em uma força criativa, cultural e econômica, reunindo fãs, artistas, marcas e profissionais do entretenimento em um mesmo espaço. Desde então, consolidou-se como a maior convenção drag do mundo, com edições em Los Angeles, Nova York e Londres.

Sua chegada ao Brasil marca um novo capítulo para a cultura drag na América Latina, ampliando diálogos entre diferentes cenas, fortalecendo o mercado criativo e celebrando a diversidade que impulsiona a arte drag. A edição brasileira reunirá performances, painéis, ativações, meet & greets e uma programação que aproxima artistas internacionais e nacionais de um público apaixonado e em expansão.