Ícone do site Dois Terços

Dolores In Blues – O Universo de Dolores Duran na Caixa Cultural Salvador

Foto_Dolores

O músico paulistano João Leopoldo, traz para Salvador nos dias 10, 11 e 12 de julho, às 20h, na Caixa Cultural Salvador, o projeto “Dolores in Blues”. Este projeto resgata e atualiza o trabalho de Dolores Duran, que viveu da música e escreveu seu nome na história musical do Brasil e de outros países. Registra uma época, cria momentos mágicos e nostálgicos, para um público apreciador de boa qualidade artística.

Dolores Duran deixou sua marca no cenário musical por falar de amor, encontros e desencontros. Fascinante, intérprete refinada e compositora de talento, ela estava à frente de seu tempo, e produziu uma obra contemporânea, porque, ainda hoje o amor e as dificuldades dos relacionamentos continuam iguais. Mas as canções que embalavam o amor não estão mais presentes.

A estréia de Dolores Duran ocorreu em 1952, com o lançamento do disco Músicas para o Carnaval, com a gravação de dois sambas para o Carnaval do ano seguinte: “Que bom será” (Alice Chaves, Salvador Miceli e Paulo Márquez) e “Já não interessa” (Domício Costa e Roberto Faissal).

Muitas vezes, Dolores Duran criava suas letras pelas madrugadas afora, nas mesas dos bares, bebendo e fumando, ouvindo canções de bolero, salsa, choro e samba. Para compor, inspirava-se em seus casos amorosos, suas alegrias, tristezas, dores, anseios e mágoas.

Em 1956, fez sucesso com a canção “Filha de Chico Brito”, composta por Chico Anysio. No ano seguinte, um jovem compositor apresentou a Dolores uma composição feita em parceria com Vinícius de Moraes. Tratava-se de Antônio Carlos Jobim no início da carreira.

Em três minutos, Dolores pegou um lápis e compôs a letra da canção “Por causa de você”. Vinícius ficou encantado e, a partir desse momento, o talento de Dolores Duran também como compositora foi revelado através de grandes sucessos, como “Estrada do Sol”, “Idéias Erradas”, “Minha Toada” e “A Noite do Meu Bem”.

Durante os dois últimos anos de vida, compôs algumas das mais marcantes canções da MPB, como “Castigo” e “Olha o tempo passando”.

No dia 24 de outubro de 1959, Dolores Duran sofreu um infarto e faleceu aos 29 anos de idade, interrompendo de forma prematura uma trajetória vivida intensamente, deixando muitas saudades.

 

O Show:

“Dolores in Blues” é uma homenagem à obra de Dolores Duran, que traz ao público uma releitura sensível, ao tom dos velhos bares esfumaçados e cheios de histórias de encontros e desencontros.

É uma viagem a um dos períodos mais brilhantes da nossa música brasileira, onde através do repertório marcante da cantora, histórias da época são contadas de maneira leve e descontraídas.

Temas comuns aos universos do blues e do samba-canção são abordados nessa fusão de gêneros musicais que nunca ficarão ultrapassados, porque as raízes tratam do amor de uma maneira delicada, mesmo que às vezes exagerada ou “dolorida demais”.

Workshop:

O músico João Leopoldo estará realizando um workshop sobre o Universo de Dolores Duran no dia 12/07/2014 às 16horas – gratuito.

O público interessado poderá se inscrever com uma hora de antecedência nas dependências da Caixa Cultural Salvador.

Os Músicos:

O músico paulistano João Leopoldo, pianista, arranjador e compositor vem ganhando espaço e boas críticas por onde tem se apresentado e neste mês de Julho (10, 11 e 12) estréia uma pequena turnê no nordeste se apresentando na CAIXA Cultural com patrocínio da CAIXA Econômica Federal ao lado dos músicos: Ítalo Ribeiro – bateria, Thiago Brisola – baixo, Richard Ferrarini – saxofone e a participação especial no vocal de Paula Cavalciuk – voz.

Serviços:

Dolores In Blues – O Universo de Dolores Duran
Local: CAIXA Cultural Salvador – Salão Nobre
Data: 10, 11 e12 de julho de 2014
Horário: 20h
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)

Workshop:
Mediador: João Leopoldo
Local: CAIXA Cultural Salvador
Data: 12 de julho de 2014 (sábado), às 16h
Inscrições Gratuitas: Através do telefone (71) 3421-4200, de 07 a 16 de julho de 2014 (das 9h às 18h)
Informações: (71) 3421-4200 | www.facebook.com/CAIXACulturalSalvador
CAIXA Cultural de Salvador
Rua Carlos Gomes, 57
Centro, Salvador, BA
Realização: Guaxe Produções | www.guaxe.com.br

Sair da versão mobile