“Professores Gays, quem se importa com eles?” é o título do livro que o professor Marcos Gondim lança nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Orgulho Gay, disponível para venda no https://tinyurl.com/32nu8mbx. O estudo autoetnográfico parte da publicação da dissertação do mestrado do autor e se debruça sobre as situações vivenciadas por ele dentro de uma escola pública em Salvador, local onde trabalhou por 17 anos.
Em cinco capítulos, o professor e escritor baiano discorre sobre sua infância e adolescência, o primeiro trabalho e o enfrentamento, formação dos professores e professoras sobre gênero e sexualidade, identidade de gênero e sexual e a escola e a luta dos movimentos de gays e lésbicas no Brasil.
A pesquisa que resultou no livro tem o intuito de jogar luz sobre a existência de professores gays nas escolas e as várias formas de manifestação LGBTQIA+fobia enfrentadas cotidianamente por esse grupo de profissionais em seu lugar de trabalho, explica Marcos Gondim: “Eu me sentia incomodado por perceber que os ambientes escolares podiam reproduzir posturas discriminatórias nocivas para o convívio em sociedade”. O professor é natural de Feira de Santana (BA), mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e graduado em Letras Vernáculas com habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Católica do Salvador.
O livro terá um lançamento presencial para convidados nesta sexta-feira (25), a partir das 18h30, no Sebo Galaxias, localizado no Cine Metha Glauber Rocha (Praça Castro Alves, s/n, Centro).