Arte e Exposições

Música

No Circuito

Ouça este post.

Cultura indígena em destaque no FABI: apresentações culturais abriram o primeiro dia do festival

Genilson Coutinho,
06/02/2026 | 23h02

O I Festival do Artesanato Baiano Indígena e da Economia Solidária (FABI) teve início hoje, 6 de fevereiro, em Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália, prometendo uma imersão cultural rica e diversificada que se estenderá até o domingo, 8. As apresentações culturais, que já marcaram o primeiro dia do evento, são um dos grandes pilares do festival, evidenciando a riqueza das tradições e a identidade dos povos indígenas da Bahia. 

Desde o seu início, o FABI tem sido palco para a valorização do “saber-fazer” indígena, com uma programação recheada de demonstrações artísticas que refletem a alma e a história dessas comunidades, entre elas as dos grupos Hêdxahô da Aldeia Novos Guerreiros e a roda de capoeira Xohã’p Upâ Wêkanã da Aldeia Nova Coroa. 

De acordo com o presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia, Kâhu Pataxó, o festival celebra a música, a arte e as diversas expressões dos povos originários. “As apresentações culturais são fundamentais para mostrar a diversidade dos povos indígenas da Bahia, a linguagem corporal e a identidade cultural, fortalecendo a circulação de saberes e a celebração das nossas raízes”, destacou.