Ícone do site Dois Terços

Conselho Regional de Contabilidade inaugura nova sede e firma parcerias estratégicas

(Foto: Gabriel Alencar/ Anota Bahia)

O Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRCBA) celebrou nesta quinta-feira (27) um momento marcante em sua trajetória ao inaugurar sua nova sede, localizada no coração da capital baiana, no Caminho das Árvores. A cerimônia reuniu homenageados, autoridades e importantes parceiros que contribuíram para o fortalecimento e a valorização da contabilidade no estado.

Na cerimônia, estiveram presentes o ministro do TCU, Augusto Nardes; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior; o presidente do CRCBA, André Luís Barbosa; o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro; o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, o gerente regional do Sebrae, Rogério Cerqueira, além dos presidentes dos Conselhos de Contabilidade dos 26 estados e distrito federal.

Além da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Bugarim, compareceram também ao evento o auditor da Secretaria da Fazenda, Manuel Roque dos Santos Filho; o delegado da Receita Federal do Brasil na Bahia, Flávio Macário de Carvalho; auditor do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Vitor Maciel; o deputado federal Daniel Almeida e a reitora da UNEB, Adriana Marmori.

O evento marcou a assinatura de importantes termos de cooperação entre o CRCBA e diversas entidades, com o convênio com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (Ceca) com objetivo de incentivar doações dedutíveis de imposto de renda. O Sebrae firmou também um acordo com intuito de fomentar eventos técnicos destinados às pequenas e médias empresas como soluções digitais gratuitas. Essas parcerias estratégicas visam o desenvolvimento de projetos que beneficiam a sociedade e o aprimoramento das práticas contábeis no estado. 

Na ocasião, também foi assinado um convênio com a prefeitura municipal de Santo Antônio de Jesus, assinado pelo prefeito Genival Deolino e pelo secretário da Fazenda Bernardo Júnior, conselheiro do CRCBA, para atendimento preferencial dos profissionais contábeis nas repartições públicas do município. A vereadora Juci Cardoso, de Alagoinhas, também anunciou convênio para atendimento preferencial à categoria no município, por meio de Lei municipal já sancionada.

(Foto: Gabriel Alencar/ Anota Bahia)

Na cerimônia de inauguração, Perpétua Maria Sena Gomes Sergio, representante do escritório contábil mais antigo em atividade no estado, Contabilidade José Sergio LTDA, foi homenageada pelas valiosas e longevas contribuições em prol da valorização da profissão contábil.

A nova sede do CRCBA, projetada pelas arquitetas Sandra Sampaio e Lena Vidal, conta com auditório, estúdio para EAD, museu e estrutura com acessibilidade às pessoas com deficiência. Com instalações modernas, o espaço foi idealizado para proporcionar um ambiente de trabalho colaborativo e acessível.

“A nova sede representa ampliação da qualidade na recepção dos profissionais da contabilidade. A inauguração destas novas instalações demonstra o crescimento da relevância da classe contábil que atua na Bahia. O evento de hoje materializa o trabalho comprometido das gestões, com destaque para aqueles da gestão atual. Esses resultados trazem benefícios para os 22 mil profissionais da contabilidade vinculados ao CRCBA, que veem o trabalho frutífero deste Regional, mas principalmente contribuem para o impacto social da classe contábil”, afirmou Aécio Prado Dantas Júnior, presidente do CFC.

“Diante de um novo conceito de negócio, o CRCBA entrega um equipamento moderno, com alto investimento tecnológico e melhores condições de trabalho. O novo espaço também representa a valorização do profissional contábil, que recebe uma nova sede digna de sua magnitude e interação com o seu órgão de classe”, celebra André Luís Barbosa, presidente do CRCBA.

Essa nova etapa na história do CRCBA simboliza o crescimento contínuo da instituição e sua importância no cenário contábil brasileiro. A nova sede representa um espaço propício para fortalecer a cooperação com parceiros, desenvolver novas iniciativas e continuar servindo a comunidade contábil com excelência e dedicação.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CRCBA, Antônio Carlos Ribeiro, também celebrou a aquisição da nova sede. “É com imensa alegria que os nossos esforços se concretizam com a conquista da nova sede do Conselho. O que vemos hoje é reflexo de gestões comprometidas com os profissionais contábeis e com o progresso social”, declarou Antônio Carlos Ribeiro.

HISTÓRIA DO CRCBA

A história do CRCBA remonta aos seus primeiros passos na Rua Carlos Gomes, no prédio onde funcionava o Sindicato dos Contabilistas da Bahia, em 1947. Posteriormente, foi transferido para a parte baixa do Plano Inclinado Gonçalves, no Comércio. O verdadeiro marco ocorreu quando o presidente José Edvard assumiu a direção do CRCBA em janeiro de 1966 e fez uma promessa que honraria até o dia 25 de abril daquele mesmo ano, o Dia do Contabilista, e proporcionaria ao Conselho instalações próprias, dignas de sua classe profissional. O então presidente cumpriu sua promessa e adquiriu o 3º andar do edifício Pernambuco, na Rua Conselheiro Dantas, 5, no Comércio. O imóvel, comprado da Comeba, foi inaugurado no Dia do Contabilista, e como homenagem póstuma, o plenário recebeu o nome do Prof. João Evangelista de Moraes Ramos, com a presença da família do primeiro presidente do CRCBA. 

Em 1º de março de 1988, o Presidente Sudário de Aguiar Cunha adquiriu a casa residencial da Rua Manoel Devoto nº 5, no Barris, buscando expandir as instalações do CRCBA. Após reformas, as atividades foram transferidas para o novo local. No entanto, a crescente demanda exigiu novas ampliações, e em 1993, o Presidente Adeildo Osório de Oliveira alugou a casa nº 9, ao lado do prédio do CRCBA, para abrigar as necessidades adicionais. Com a locação, várias reformas foram feitas, incluindo a construção de um auditório com capacidade para 50 lugares. Em 1997, o imóvel próprio dos Barris foi demolido para a construção de nova sede, onde o Conselho funcionou de 1998 até 2023, antes da inauguração das novas instalações.

Sair da versão mobile