Com vozes de ativistas de diferentes países, Sesc São Paulo e Agência Aids lançam documentário sobre os 20 anos de Global Village
Em um momento crítico para a resposta global ao HIV/aids — marcado pela decisão do governo dos Estados Unidos de retirar grande parte do financiamento internacional destinado ao enfrentamento da pandemia —, a Agência Aids, em parceria com o SescTV, lança um documentário que destaca a resiliência e a resistência de ativistas de diferentes partes do mundo.
No dia 3 de junho (terça-feira), o CineSesc, em São Paulo, será palco da estreia de “HIV e Aids, Suas Histórias: 20 anos do Global Village”. O filme marca a primeira produção internacional do SescTV sobre o tema, realizada em colaboração com a Agência Aids. A obra recupera memórias, celebra trajetórias e reafirma o compromisso coletivo com os direitos humanos e a vida de pessoas que vivem com HIV.
Mais do que um filme, o documentário é um tributo às vozes que construíram — e ainda constroem — as respostas e a luta contra o HIV no mundo. Com 30 minutos de duração, a obra resgata a trajetória do Global Village, espaço criado em 2004 dentro das Conferências Internacionais de Aids, que se tornou referência global em acolhimento, articulação comunitária e ativismo social. Ali, pessoas vivendo com HIV, lideranças de ONGs, cientistas e militantes de todo o planeta se encontram para compartilhar experiências e fortalecer redes.
Gravado durante a 25ª Conferência Internacional de Aids, realizada entre 22 e 26 de julho de 2024, em Munique, Alemanha, o documentário retrata o espírito vibrante e plural do Global Village ao reunir 18 entrevistas com ativistas de diferentes países e continentes. As falas, registradas em português, espanhol e inglês, tratam de avanços e retrocessos na política, no cuidado em saúde, na ciência e nos direitos humanos — sempre a partir do ponto de vista das comunidades mais afetadas.

Entre os personagens, estão nomes como Valéria Rachinska, da ONG ucraniana 100% Life; Veriano Terto, da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA); Sara Hernandez Cepeda, da Rede de Jovens Vivendo com HIV/Aids na América Latina; e Matias Duarte, jovem ativista do Paraguai. Suas histórias refletem a potência do ativismo em contextos diversos — da guerra na Ucrânia às barreiras institucionais na América do Sul.
Mas é a voz de Mary Akokoth Elias, do Quênia, que ecoa com especial força e ressignificação de história de vida. Diagnosticada com HIV aos 15 anos em uma aldeia remota, Mary enfrentou o estigma e a dor a ponto de tentar o suicídio quatro vezes. “Na última tentativa, atravessei uma rua esperando ser atropelada. Não consegui morrer. Foi aí que decidi mudar minha vida”, revela. Hoje, como liderança da ONG Ticah, ela apoia outras mulheres a se fortalecerem e denuncia as múltiplas violências enfrentadas por quem vive com HIV na África.

“O Global Village é um espaço aonde o encontro das pessoas gera possibilidades de construção de redes e trabalhos. É uma experiência viva, feita de trocas, conquistas, consciência, pertencimento e busca por respostas. É o coração pulsante das conferências internacionais sobre aids”, diz Roseli, que fez as entrevistas e dirigiu o projeto. Para ela, o documentário chega em um momento em que é urgente lembrar ao mundo que a resposta à aids não pode retroceder. “As ONGs e os movimentos sociais sempre foram protagonistas. Eles transformaram cuidado em política pública, dor em mobilização.” No escuro da crise global, o documentário acende memórias e esperanças na luta contra a aids e reverência a trajetória de ativistas que vivem o cotidiano do enfrentamento do HIV, suas especificidades, desafios e respostas coletivas.
A exibição marca o início da circulação da obra no Brasil. Após a sessão no CineSesc, o documentário será exibido no SescTV, no dia 5 de junho, às 22h, e estará disponível sob demanda no YouTube do SescTV e na plataforma sesc.digital, ampliando o alcance da mensagem para todo o país.
Confira a seguir algumas fotos do filme:
Ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela
Dra. Beatriz Grinsztejn, presidente da International Aids Society (IAS)
Dra. Adele Benzaken, médica global da Aids Healthcare Foundation (AHF)
Ficha Técnica:
Produção: SescTV e Agência Aids
Direção: Roseli Tardelli
Assistente de direção: Margarete Noé
Produção de entrevistas: Talita Martins, Margarete Noé, Bianca Duarte e Roseli Tardelli
Serviço:
Lançamento do documentário “HIV e Aids, Suas Histórias: 20 anos de Global Village”
🗓️ Data: 3 de junho de 2025 (terça-feira)
🕗 Horário: 20h (retirada gratuita de ingressos a partir das 19h)
📍 Local: CineSesc – Rua Augusta, 2075, São Paulo/SP
🎤 Abertura: fala da diretora Roseli Tardelli sobre a importância do filme e o cenário atual da luta contra a aids
📺 Exibição na TV e plataformas digitais
– SescTV: 5 de junho, às 22h
– Sob demanda: canal do YouTube do SescTV e plataforma sesc.digital
