Espaço de muita história e ancestralidade, o Circuito Batatinha, no Centro Histórico de Salvador, será a passarela do Bloco Quero Ver o Momo que, neste ano, sairá em cortejo com o tema “O Legado: Empoderamento Feminino no Carnaval”. No domingo de folia, dia 2 de março, a entidade vai às ruas do Pelourinho destacar a força e a resistência das mulheres negras na construção do Carnaval de matriz africana, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura popular.
Com fantasias inspiradas em sambistas tradicionais, nas cores vermelho, dourado e branco, o Quero Ver o Momo contará com sete alas temáticas que representam o legado feminino na cultura carnavalesca. A Ala Abre-Alas faz homenagem a Chiquinha Gonzaga, primeira mulher a compor uma marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899), já a Ala das Baianas exalta as guardiãs da cultura africana no Brasil e a Ala Tia Ciata faz tributo à essa baiana que teve papel essencial na construção do samba.
Os clássicos Mestre-Sala e Porta-Bandeira aparecem representando a nobreza e a elegância dos antigos carnavais e precedem a Realeza Momesca da Melhor Idade – neste ano composta exclusivamente por mulheres idosas negras. A Ala Corte Africana chega para reverenciar líderes espirituais e culturais, a celebração da velha guarda do samba será representada pela Ala Batucada do Samba e a nova geração de mulheres negras na percussão ganha destaque na Ala Mulheres na Percussão.
A concentração do bloco acontecerá a partir das 15h, na Rua Alaíde do Feijão, com previsão de saída do cortejo às 16h, conduzido pela Orquestra de Rua Recordar, banda de sopro e percussão. O desfile trará marchinhas, sambas, canções afros e de afoxés, com participações especiais da batucada do Samba de Giló do Pandeiro e do grupo percussivo feminino Filhas do Som.
Cris Santana, presidenta do Quero Ver o Momo, demonstra empolgação com a temática escolhida para esse carnaval: “levaremos alegria ao Centro Histórico, evidenciando a atuação feminina na economia criativa do Carnaval e reafirmando as tradições afro-brasileiras, inspirando jovens a seguir o legado de força e sabedoria das mulheres negras”.
A entrega das fantasias do Bloco Quero Ver o Momo será realizada até 28 de fevereiro, das 9h30 às 19h30, no Balcão Samba Vivo, no Piso L4 do Shopping Piedade. A entidade carnavalesca, seguindo os pilares de inclusão e promoção de entretenimento para pessoas idosas, disponibiliza 20% da cota de fantasias para distribuição em associações culturais que promovem ações com o público da terceira idade.
Com apoio da Prefeitura de Salvador, do Programa Ouro Negro e do Governo do Estado da Bahia, o Bloco Quero Ver o Momo se destaca pelo compromisso com a inclusão intergeracional, reunindo idosos, famílias e turistas que apreciam a folia dos antigos carnavais. O bloco ainda convida jornalistas, influenciadores e veículos de comunicação a acompanharem essa celebração autêntica e ancestral. A proposta é levar a energia contagiante do Carnaval de Salvador para um público cada vez mais diverso e engajado.
Acompanhe as atualizações pelo Instagram @queroveromomo.