Teatro

Coletivo Poc apresenta espetáculo baseado em texto do escritor e dramaturgo Oscar Wilde em Jequié

Genilson Coutinho,
20/03/2023 | 20h03
Foto: Divulgação

Conectar as sutilezas e peripécias de uma clássica fábula da literatura infantojuvenil a experiências comuns vivenciadas por gays, bissexuais e transexuais da cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia. É com essa proposta que o Coletivo Poc apresenta ao público uma nova montagem do espetáculo “O Príncipe Feliz”, baseado em texto homônimo do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde, autor de obras

como “O retrato de Dorian Gray” e “De Profundis”. Nesse último livro, Wilde narra em forma de carta sua conturbada relação com o ex-amante Alfred Douglas, com o qual se envolveu em um escândalo homossexual que o levou a ser condenado a dois anos de cárcere.

As histórias do autor e do Coletivo Poc se relacionam na medida em que o grupo reconhece que a condenação generalizada da sociedade à diversidade sexual ainda é uma realidade atualmente. É por isso que o Poc escolhe um dos contos de Wilde para montar o seu primeiro espetáculo teatral, estreado em abril de 2019. Apresentado pela segunda vez em junho desse mesmo ano e selecionado para o 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia, “O Príncipe Feliz” narra a relação de afeto entre uma andorinha macho e a estátua de um príncipe angustiado com o sofrimento de seu povo.

Implicitamente, o texto faz menção a sexualidade do escritor, que, em vida, não fazia questão de escondê-la. E é desse e de outros significados simbólicos do conto que o Poc se apropria para trazer à tona questões do universo LGBTQIAP+, de uma maneira ora leve e bem-humorada, ora trágica.

A peça é dirigida pelo diretor e produtor cultural Felipe Bonfim e possui um texto adaptado, produzido coletivamente, que se conecta com a cultura regional ao mesmo tempo em que faz uma ode à cultura pop. Em cena, Jonathan de Castro e Luís André, da primeira montagem, ao lado de Anderson Rosa e Rafael Brandão, debutando novas possibilidades cênicas.

O COLETIVO POC

Com atuação nos palcos, nas plataformas digitais e em outros espaços culturais da Bahia, o Coletivo POC é um grupo conquistense fundado em 2018 com a missão de promover, com e a partir da arte, debates e reflexões que atravessam a comunidade LGBTQIAP+ em seus mais diferentes aspectos.

Apesar da origem diretamente ligada às artes cênicas, atualmente, o grupo explora múltiplas linguagens artísticas para contribuir com a garantia da visibilidade e dos direitos das pessoas LGBTs. Em sua breve trajetória, já realizou produções que ganharam destaque no meio online, a exemplo do projeto “Militante do Dia” e dos eventos “Poc Papo” e “Vem Pra Roda”, que trouxeram à tona temáticas relevantes não só para membros da comunidade LGBT, mas para a sociedade como um todo.

Nos palcos, a estreia do coletivo se deu com o espetáculo “O Príncipe Feliz”, que já foi apresentado em espaços como o Teatro Carlos Jehovah e o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, além de ter sido selecionado para o 4º Festival de Teatro do Interior da Bahia. Mais recentemente, o grupo tem organizado novos processos criativos e atividades com temáticas voltadas para questões como sexo, afeto, memória e amor.

Para saber mais acesse: https://poccoletivo.wixsite.com/website

SERVIÇO

Espetáculo “O Príncipe Feliz”

Data: 22 de março de 2023

Horário: 19h

Local: Centro de Cultura ACM, Jequié

Valor: R$ 15 (meia); R$ 30 (inteira)

Classificação Indicativa: 12 anos