A população LGBTQIAPN+ tem mais uma grande chance de conquistar o tão sonhado certificado de conclusão do Ensino Médio. O curso preparatório para as provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), cuja aula inaugural será realizada amanhã, será ministrado gratuitamente no Casarão da Diversidade, na rua do Tijolo, número 8, Pelourinho, em mais uma iniciativa do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD LGBT-Ba), instrumento da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, executado pela Instituição Beneficente Conceição Macêdo.
Criada em 2022, a prova, realizada em um único dia, é tutelada na Bahia pelo Instituto Anísio Teixeira e dirigida aos jovens com mais de 18 anos que desejam concluir o antigo Segundo Grau, e também para estudantes a partir de 15 anos que ainda não terminaram o Ensino Fundamental.
“É um investimento na formação da população LGBTQIAPN+ em situação de vulnerabilidade social. Através da educação tudo fica mais fácil, inclusive a inclusão no mundo do trabalho. Com o Ensino Médio completo o acesso ao universo acadêmico torna-se mais real, mais próximo dessa população que está cada vez mais ciente de seus direitos e possibilidades”, sentencia Renildo Barbosa, coordenador geral do CPDD.
Além de recursos disponibilizados para o transporte das pessoas matriculadas, elas também recebem lanche e material didático de graça para cumprirem a carga horária de um turno durante três dias por semana. As disciplinas estudadas, comuns ao currículo escolar do MEC, são ministradas por professores voluntários.