Neste domingo (17) a equipe do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), irá promover uma ação de prevenção ao coronavírus para a população LGBTQIA+ no Porto da Barra, em Salvador, diante da segunda onda crescente de contaminação na capital baiana.
Com a distribuição de máscaras e fornecimento de informações para fortalecer a ação, a equipe fará as abordagens com o objetivo de conscientizar sobre a importância do uso de máscaras, o uso do álcool em gel e o distanciamento social. As abordagens serão realizadas no final da tarde no famoso “Sofá da Hebe”, ponto de encontro dos LGBTQIA+.
A iniciativa da ação surgiu a partir da observação de pessoas durante o processo de triagem dos pontos de concentração de LGBTQIA+ na cidade, sem o uso de máscaras ou informações mais consolidadas sobre a proteção contra a covid-19.
Para o coordenador do CPDD-LGBT, Renildo Barbosa, é muito importante a prevenção junto aos LGBTQIA+ nestes lugares, principalmente, diante da possibilidade de pessoas sem máscaras e sem distanciamento, fatores que facilitam a contaminação. “Precisamos ir até essas pessoas para conscientizá-las da necessidade do combate ao vírus, e evitar que elas levem para as suas casas. Vamos até elas não apenas entregarmos máscaras, mas para conversarmos sobre o assunto e prestarmos outro atendimento que eles precisem”, pontua Barbosa.
Além de máscaras, a equipe vai disponibilizar preservativos e o encaminhamento para os atendimentos de psicologia, jurídico e outros serviços oferecidos pelo CPDD-LGBT, no Casarão da Diversidade, localizado na Rua do Tijolo, n⁰ 8, no Pelourinho.