Ícone do site Dois Terços

Ceia de Natal inclusiva e saudável: Como criar um cardápio para intolerantes, pessoas com restrição alimentar e em dieta

(Foto: Divulgação)

De acordo com dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), cerca de 30% da população brasileira apresenta intolerância ou alergia alimentar, apesar do número considerável de brasileiros que contêm restrições alimentares, os cardápios voltados para esse grupo de pessoas ainda é escasso e carregam o  preconceito de serem “menos saborosos”. De acordo com Lilla Bastos (@lillabastossoufit), empreendedora e Chef da Soufit Alimentos Saudáveis (@soufitoficial), as festas de fim de ano vem acompanhadas de pratos típicos que em sua maioria deles levam ingredientes que não são ideais para intolerantes alimentares e pouco saudáveis para aqueles que preferem manter uma dieta mais nutritiva e menos calórica. “Isso faz com que a ceia de natal, antes pensada para ser um momento de comunhão entre familiares e pessoas queridas, se torne um tanto excludente quando não pensada para todos”, afirma a chef. 

Lilla ressalta ainda que é possível ter uma alimentação saudável baseada na extinção ou  baixo consumo de açúcares, glúten e lactose e ainda desenvolver uma ceia saborosa e que pensa nas individualidades nutricionais de cada um. Confira algumas dicas da especialista que podem ajudar a tornar a ceia de natal mais saudável, acolhedora e muito saborosa.

1- Cuidado com a contaminação cruzada

Essa dica é mais voltada para o grupo de pessoas intolerantes alimentares ou alérgicos, sabemos que para uma refeição de qualidade é necessário a higienização correta dos alimentos, mas o que você talvez não saiba é que para os intolerantes e alérgicos, precisamos redobrar esse cuidado por conta do risco da Contaminação Cruzada, isto é,  contaminar um alimento que não contém glúten, açúcar ou lactose por meio de uso de utensílios que estejam “sujos” dos demais alimentos.

2- Fazer trocas inteligentes 

Uma boa opção de diversificar a ceia torná-la mais saudável é apostar em trocas inteligentes, tendo preferência por alimentos naturais, como os sucos naturais da fruta sem adição de açúcar, substituindo o refrigerante comumente usado nas ceias, porém nada saudáveis devido a grande quantidade de sódio açúcar e até cafeína.  

3- Apostar em frutas como sobremesas ou doces saudáveis

Diferente do natal com neve e muito frio comumente ilustrado em filmes e séries, o natal no Brasil acontece no verão com muito calor, pensando nisso as frutas se tornam a melhor opção de sobremesa para a ceia, abacaxi, ameixa, manga, melancia, e pêssego tornam se grandes aliadas para a alimentação saudável, além  de ajudar na refrescância. Além disso, existem receitas deliciosas de doces sem açúcar, sem glúten e sem lactose que podem facilmente ser realizadas em casa. No perfil da @soufitoficial tem algumas receitas.   

4- Saladas ajudam na saciedade

Muito se fala sobre a sensação pós ceia de natal, comer grandes quantidades de comida podem causar azia, náuseas e inchaço. As saladas são uma ótima opção de refeição saudável para acompanhamento Elas podem ser saborosas, ajudar na sensação de saciedade, prevenir os sintomas da ingestão demasiada e ainda deixar a mesa mais bonita e colorida. Abuse das frutas secas, nozes, grãos e castanhas. A lentilha também é muito procurada nessa época do ano como símbolo de sorte.

5- Preparo de comidas típicas de forma mais saudável 

Peito de aves –  podem ser assados em suco de frutas, sem uso de óleo ou outro tipo de gordura 

Arroz – pode ser preparado com menos óleo e temperado com ervas finas e frutas secas 

Farofa – pode ser preparada com flocos de milho acompanhada de um mix de castanhas 

Sair da versão mobile