O Casarão da Diversidade, que fica no Pelourinho, em Salvador, sediou o workshop de análise de dados do estudo COBra – Covid Brasil -, uma colaboração entre pesquisadores franceses e brasileiros, entre eles os coordenadores de Salvador e de São Paulo do PrEP1519. O encontro aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro, com atividades no período da manhã e da tarde.
Entre os objetivos do encontro, estão fortalecer a colaboração entre as equipes que trabalham no estudo, sediadas na França e no Brasil, discutir o andamento dos trabalhos em desenvolvimento pelos grupos e planejar futuras colaborações.
Na terça-feira, primeiro dia do encontro, logo após as boas-vindas dadas pela Profª Drª Inês Dourado (ISC/UFBA), o prof Dr. Laio Magno (UNEB) conduziu a equipe em um tour pelo Casarão, um espaço de acolhimento pensado para cuidar da saúde sexual do nosso público, formado por jovens entre 15 e 19 anos que se identifiquem como mulheres trans, travestis ou como cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH). Nesse momento, os profissionais do PrEPara também puderam falar sobre as atividades desenvolvidas no projeto.
Ao longo da semana, pesquisadores de ambos os países apresentaram trabalhos que foram discutidos pela equipe. Na sexta-feira, a pesquisadora Marie Préau apresentou no seminário de pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) “A contribuição das abordagens participativas na pesquisa em saúde coletiva sobre câncer e HIV” . Préau é doutora em Psicologia Social pela Universidade de Aix-Marseille e professora da Universidade Lumière Lyon 2, da França.
O seminário contou com tradução simultânea (francês/português) e foi coordenado pela Profª Drª Inês Dourado (ISC/UFBA).